top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

Qual o jogo mais vendido do Atari 2600?

O videogame atari 2600 foi um grande sucesso no mundo dos games na década de 80. Dessa maneira, muitos títulos foram sendo lançados com o tempo e alguns deles se destacaram bastante.


Como resultado disso, temos um jogo que foi o mais vendido entre todos. E que se tornou um ícone dos futuros aparelhos que surgiram. Ficou curioso para descobrir qual é esse jogo? Então continue a leitura deste artigo.



Atari 2600
Atari 2600


Qual foi o jogo mais vendido para o videogame Atari 2600?


O Atari 2600 foi um enorme sucesso na sua época de lançamento. Onde o mundo dos games ainda estava sendo estruturado. De tal modo que os desenvolvedores foram elaborando jogos interessantes.


Com isso, surgiram alguns clássicos que logo se tornaram sucessos de vendas. Só que diferente do que muitos pensam o game Pitfall! não foi o líder de vendas.


Pois, o atari 2600 teve outro personagem que fez enorme sucesso. E que trazia um estilo de jogo muito divertido e desafiador. Sim, estamos falando de Pacman, a famosa bolinha amarela dos games.


Que teve pelo menos 7 milhões de títulos vendidos no mercado. Sendo mais de 3 milhões acima do próprio Pitfall! que também era muito bom. A desenvolvedora foi a própria atari em meados dos anos 1982. No próximo tópico vamos trazer a história resumida.




A história do jogo Pacman do Atari 2600


Esse grande sucesso dos games foi elaborado e publicado pela empresa Atari. Dessa maneira, o designer responsável pelo jogo foi Tod Frye. Além disso, o cenário se passa em um labirinto.


Onde uma bolinha amarela vai capturando biscoitos pela tela. Ao passo que não pode ser capturada pelos 4 fantasminhas que a perseguem. Para concluir um nível basta conseguir pegar todos os biscoitos do nível.


Por certo, esse jogo do Atari 2600 teve como base o fliperama da empresa Namco. Devido ao fato dessa plataforma ter feito tanto sucesso, ficou decido incluir o game no Atari.


O que resultou em um grande sucesso e posteriormente outros videogames receberam o título. Porém, as limitações de hardware demonstravam a diferença entre o fliperama e os aparelhos caseiros.




Como é a jogabilidade do jogo Pacman?


Lançado pela empresa Namco em meados de 1980, o game se passa em um labirinto. Dessa forma, o personagem principal é uma bolinha amarela que captura biscoitos pela tela.


Contudo, ele não pode deixar os fantasmas o capturarem durante a jornada. Se isso acontecer o jogo reinicia até que não hajam Pacmans restantes. Vale ressaltar que esse jogo do Atari 2600 tem itens especiais.


Que são biscoitos mágicos que estão nos 4 cantos da tela. E caso Pacman os alcance poderá capturar os fantasmas durante um certo período de tempo. Ganhando pontos e obtendo mais chances de concluir o nível.


Além disso, alguns itens extras surgem na fase e garantem pontos extras. E quando todos os biscoitos são capturados o jogador avança de fase. Fazendo isso até que complete o jogo ou chegue o mais longe que puder.




Lista com os 10 títulos mais vendidos do Atari 2600

Não poderíamos deixar de mencionar os 5 títulos mais vendidos do Atari 2600. Nesse caso, temos os seguintes jogos:

  • Pacman: 7 milhões e 700 mil;

  • Pitfall!: 4 milhões;

  • Asteroids: 3 milhões e 800 mil;

  • Missile Command: 2 milhões e 500 mil;

  • Space Invaders: 2 milhões.

Note que o Pacman é o mais vendido do Atari 2600 com ampla vantagem. E olha que foram feitas 12 milhões de cópias. Sendo que foram vendidas pelo menos 7 milhões e 700 mil delas.


Sem dúvida, esse game entra para o Hall da fama dos videogames. E o personagem Pacman continua sendo um grande sucesso. Tanto que recentemente a Elma Chips trouxe os tazos dele de brinde nos salgadinhos.


Se você quiser saber mais sobre essa coleção de tazos clique aqui. Pois, neste outro artigo trazemos informações a respeito desse tema.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator.

Autor de mais de 4 mil artigos escritos e publicados na internet (configurados para SEO).


Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.


Contato para Redator Freelancer: claudio_publicitario@yahoo.com.br

22 visualizações
bottom of page