• Cláudio Veríssimo

Qual a origem do porquinho usado como cofrinho?

O porquinho é utilizado geralmente como cofrinho para guardar dinheiro. Dessa maneira, muitas pessoas utilizam esse objeto para essa tarefa. E isso já vem sendo feito a muitos anos.


Mas, qual será o real motivo pelo qual esse bichinho começou a ser esse símbolo? Descubra através deste artigo e saiba as histórias que explicam esse o porquê desta escolha.



Cofrinho de porquinho
Cofrinho de porquinho


História 1: a origem do porquinho como cofrinho


Durante o século 18 (XVIII), havia um tipo de argila chamado de Pygg. Desse modo, as pessoas da época costumavam guardar seu dinheiro nesses potes. Que tinham o Pygg como material principal desses itens.


Diz a lenda que um profissional que trabalhava com cerâmica recebeu um pedido. Entretanto, ele entendeu que o cliente queria um pote de porquinho. Pois, a palavra “Pig” é idêntica a argila “Pygg”.


Como resultado, ele acabou elaborando potinhos neste formato. E isso acabou tornando esses cofrinhos um verdadeiro sucesso.




História 2: a origem do porquinho como cofrinho


No século 16 (XVI) a Europa vinha sofrendo com problemas financeiros. Dessa forma, ocorreu um certo empobrecimento da população. Nesse sentido, mais precisamente na Escócia e no próprio Reino Unido.


Com isso, alguns objetos utilizados na época eram feito com a argila Pig. De fato, o material era mais barato e podia ser adquirido mais facilmente. Esse nome não significa “Porco” e se tratava apenas de um nome similar.


Nisso, surgiram os piggy banks (porquinho) que permitiam guardar dinheiro com segurança. Como resultado disso, foram sendo confeccionados diversos objetos neste formato. Que serviam como cofrinhos e que tinham o porco como símbolo principal.




História 3: a origem do porquinho como cofrinho


Outra versão da história é que o esse objeto foi elaborado por um engenheiro. Com nacionalidade Francesa, Sebastian La Pestre foi quem criou esse item inovador para a época.


E isso ocorreu em meados do século 17 (XVII) e teve como base um cálculo. Onde uma porquinha poderia gerar até 6 milhões de filhotinhos. Num período de pelo menos 10 anos.


Assim, o porquinho poderia simbolizar o dinheiro em crescimento. Uma vez que esse animalzinho tem todas as características para tal ideia. Por certo, o padrão é que esse objeto seja fabricado na cor rosa. Mas temos diversas outras cores e modelos presentes no mercado.




Por que o porquinho é símbolo da Poupança?


A Poupança é uma modalidade de investimento que permite guardar dinheiro. E o porquinho é um objeto onde as pessoas sempre guardaram suas economias nele. Então nada melhor do que relacionar os dois conceitos e torna-lo um só.


Outro ponto importante é que a educação financeira é essencial para as famílias. Por esse motivo vale a pena começar a organizar suas finanças e poupar uma parte do dinheiro.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator.

Autor de mais de 3 mil artigos escritos e publicados na internet (configurados para SEO).


Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.


Contato para Redator Freelancer: claudio_publicitario@yahoo.com.br

6 visualizações