• Cláudio Veríssimo

Quais são os tipos de ações presentes no mercado financeiro?

No mercado financeiro existem vários tipos de ações que compõem o cenário da bolsa de valores. Dessa forma, saiba que elas são conhecidas por nomes específicos que ajudam na sua identificação.


Assim, o investidor terá mais facilidade de entender os termos utilizados e quais são seus significados. Então é sobre isso que o artigo irá falar, visando lhe ajudar a entender melhor o ramo financeiro.


Tipos de Ações
Tipos de Ações

O que é uma ação?


O primeiro passo antes de entender as categorias das ações é saber o significado delas. Em resumo, saiba que uma ação é uma parte ou pequena fração de uma determinada empresa.


Desse modo, elas são emitidas pelas mesmas na bolsa de valores através de um IPO. Que nada mais é do que uma Oferta Pública Inicial, ou seja, o ingresso da empresa na B3.


Com isso, surgem diversos tipos de ações que possuem significados diferentes. Além disso, entenda que o objetivo principal das ações é ajudar na captação de dinheiro.


Pois, os investidores compram os papéis e as empresas obtém capital social. De tal modo que esses recursos são direcionados para diversas atividades. Enquanto que o investidor pode receber dividendos ou proventos.


Vale destacar que ele também se torna um acionista. Podendo opinar nas assembleias dependendo das ações compradas. Nos próximos tópicos estarei explicando melhor esses detalhes.



Ação Cheia


Abrindo a nossa lista de tipos de ações temos as conhecidas como “Cheias”. Nesse sentido, saiba que elas consistem em ativos que o investidor ainda poderá vir a receber.


No caso, tanto em dividendos quanto em bônus. Além das próprias subscrições que podem ser exercidas no processo. De fato, entenda que isso as diferencia justamente das categorias “vazias” ou “ex”.




Ações (Tesouraria)


Nesse caso temos as ações que tiveram sua emissão realizada. Entretanto, a própria empresa realizou a compra delas. Por certo, compreenda que essa recompra serve para objetivos futuros.


Que podem compreender ações que serão utilizadas para incentivar os empregados. Ou mesmo servirão como tipos de proventos a serem direcionadas aos próprios acionistas da companhia.



Ações Escriturais


Seguindo os tipos de ações existentes no mercado financeiro temos as escriturais. Dessa forma, saiba que elas são negociadas, porém não possuem emissão (certificados) ou mesmo cautelas.


Enquanto que são escrituradas em alguma instituição financeira (banco). Por sua vez, essa instituição trabalha depositando as ações. E também faz os pagamentos (processamentos) e as transferências necessárias.



Ações encontradas na bolsa de valores


Aqui temos as ações que estão listadas na bolsa de valores B3. Desse modo, esteja ciente de que elas são negociadas em formato de papéis. Que podem ser adquiridas pelos investidores interessados.


No ambiente da bolsa existem centenas de ativos que podem ser comprados. E o pregão é utilizados para que essas negociações de compra e venda aconteçam.




Ação Nominativa


Temos outros tipos de ações que também se destacam no mercado financeiro. É o caso da Nominativa que tem um certificado do tipo nominal. Por certo, a posse da ação só é feita após lançado no Livro de Registro.



Ação Ordinária


Quando o investidor adquire uma ação ordinária ele obtém direito a voto. Podendo opinar nas assembleias, o que aumenta a sua participação. Contudo, a negociação das mesmas costuma ser mais baixa.


Já que a liquidez encontrada não é tão elevada quanto nas outras. O código aplicado nessas ações é o de número “3”. Exemplo:

  • Magazine Luiza (MGLU3);

  • Petrobras (PETR3);

  • Pão de Açúcar (PCAR3).


Ações Preferenciais


No caso das Preferenciais temos uma dos melhores tipos de ações. Pois, entenda que o investidor terá uma participação mais elevada nos resultados obtidos pela companhia.


Ao passo que o diferencial é que esse investimento específico não dá direito a voto. Sendo um modo de remunerar mais rapidamente e de forma preferencial os seus acionistas. Com isso, a liquidez é mais alta, devido ao fato de haverem muitas negociações neste tipo de ativo.




Ações “Ex” ou “Vazia”


Quando o investidor já recebeu os benefícios destas ações dizemos que elas são “Ex” ou “Vazias”. Uma vez que tanto os bônus quanto os dividendos tiveram seus pagamentos efetuados.


A subscrição também já deve ter sido realizada a essa altura. Como resultado disso, ela se torna uma ação que tem seus direitos exercidos. Assim, o investidor terá de buscar novos ativos no mercado financeiro.



Ações Big Caps


São as ações das maiores empresas que estão inclusas na bolsa de valores. Também podem ser conhecidas como Blue Chips e seus riscos costumam ser menores.


Nesses tipos de ações é possível conseguir rentabilidade e lucros. Desde que elas continuem crescendo na bolsa e não sofram com problemas. Confira alguns exemplos:

  • Petrobras (PETR4);

  • Itaú (ITUB4);

  • Bradesco (BBDC4).


Ações Mid Caps


Esses ativos se situam na faixa intermediária da bolsa de valores. Dessa maneira, entenda que a faixa de 300 milhões até os 10 bilhões. Com isso, caso haja crescimento, o investidor poderá conseguir um bom dinheiro.




Ações Small Caps


Por sua vez, as small caps são ações das empresas onde a capitalização é mais baixa. Ou seja, o valor de mercado delas costuma ser menor do que das Big Caps. Mesmo assim algumas dessas ações conseguem trazer bons rendimentos aos investidores.

Exemplos de small caps (tipos de ações):

  • Azul (AZUL4);

  • CVC (CVCB3).


Conclusão


Existem diversas nomenclaturas para as ações disponíveis no mercado financeiro. Afinal, esse é um ambiente amplo e que conta com milhões de investidores.


Assim, é importante entender cada conceito para ter melhores resultados na bolsa de valores. Contudo, lembre-se sempre que a volatilidade (oscilação) dos ativos pode trazer lucros ou prejuízos. Portanto, aplique o seu dinheiro com sabedoria.




Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator.

Autor de mais de 4 mil artigos escritos e publicados na internet (configurados para SEO).

Site: https://www.globalconhecimentos.com/

Favor não copiar ou reproduzir o artigo sem o consentimento do autor.

Contato para Redator Freelancer: claudio_publicitario@yahoo.com.br



4 visualizações