• Cláudio Veríssimo

Quais são os tipos de acionistas presentes no mercado financeiro?

Os acionistas são essenciais para o mercado financeiro e possuem papel importante nas empresas. Uma vez que eles se tornam sócios das companhias e compartilham dos resultados obtidos pelas mesmas.


Assim, esses investidores buscam lucros através dos papéis que eles compram na bolsa de valores. Então vamos saber mais sobre esse assunto neste artigo que traz diversas informações interessantes.


Acionista
Acionista


O que é um acionista?


O acionista é um indivíduo que atua no mercado financeiro. Assim, ele comprou algumas ações que estavam disponíveis na bolsa de valores. Com isso, o investidor ingressa em uma Sociedade Anônima.


Podendo dependendo das ações escolhidas participar ou não das Assembleias. De tal modo que os acionistas se tornam proprietários de uma parcela da empresa.


De fato, entenda que tudo depende justamente de quantas ações ele adquiriu. Já que isso define se ele pode ou não ser um controlador da companhia. Por certo, o papel dele é de grande importância no ramo financeiro.



Acionista Controlador


Esse investidor consegue o controle da empresa devido ao fato de ter mais de 50% das ações. Desse modo, saiba que ele pode fazer a administração das votações e de outros processos.


Ao passo que mantém seus direitos na função de sócio. Sendo capaz de fazer a nomeação dos administradores que compõem a empresa. Sem dúvida, as opiniões dele são as mais importantes e precisam ser respeitadas.




Acionista Dissidente


Os acionistas dissidentes são aqueles que decidiram sair da empresa. Enquanto que o reembolso das ações são feitas para esse indivíduo. No caso, ele tem o direito do recesso, mas existem algumas condições.


Nesse sentido, se as ações captadas foram de classe com dispersão e liquidez isso não será permitido. Ou seja, é considerada dispersa a ação onde o investidor possui menos da metade (classe). E a liquidez é quando há ligação com algum dos índices definidos pela CVM.



Acionista Majoritário


Aqui temos o acionista que detém a maior quantidade de ações de uma empresa. Dessa maneira, entenda que ele tem direito ao voto e pode administrar e controlar a companhia.




Acionista Minoritário


Por sua vez, os Acionistas minoritários são os que apresentam poucas ações em seu poder. De tal forma que não se tornam controladores e precisam seguir o majoritário.



Conclusão


Um acionista é um investidor que comprou certas ações no mercado financeiro. Assim, esse indivíduo passou a compor a sociedade de alguma empresa. Podendo receber dividendos e proventos advindos desse meio.


Enquanto que o controle da companhia depende da quantidade de ações que o investidor possui. Por esse motivo essas pessoas são de grande importância e ajudam a empresa a crescer.


Uma vez que o dinheiro captado através dos acionistas é utilizado na própria companhia. Para que ela se desenvolva e continue a evoluir no mercado. Portanto, o investidor é fundamental para o mercado e ainda pode conseguir lucros ao aplicar dinheiro.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator.

Autor de mais de 4 mil artigos escritos e publicados na internet (configurados para SEO).

Site: https://www.globalconhecimentos.com/

Favor não copiar ou reproduzir o artigo sem o consentimento do autor.

Contato para Redator Freelancer: claudio_publicitario@yahoo.com.br

2 visualizações