• Cláudio Veríssimo

O que são investimentos em renda fixa?

No mercado financeiro temos a renda fixa que é uma modalidade que indica os ganhos que o investidor terá. Desse modo, é informado um prazo do título e efetua-se os cálculos necessários.


Assim, ele se diferencia da renda variável que não determina os valores que podem ser obtidos ou perdidos. Então vamos saber mais informações e verificar o que vem a ser a renda fixa.


O que são investimentos de renda fixa

Definição de renda fixa


Basicamente a renda fixa é uma categoria de investimentos presentes no mercado financeiro. Com isso, esses ativos possuem um prazo para seu pagamento e os lucros são calculados antecipadamente.


Ou seja, o investidor já saberá quanto irá receber e quando esses valores serão pagos para ele. Na verdade ele fará uma espécie de empréstimo e receberá o pagamento com os juros.


Além disso, um documento será criado para que todo o processo seja realizado corretamente. Por certo a renda fixa é diferente da renda variável, pois há uma certa previsão dos valores obtido futuramente.


Enquanto que na segunda opção a bolsa de valores não é previsível e poderão ocorrer ganhos e prejuízos. Outro ponto importante é que os riscos serão mais baixos, dependendo apenas do emissor cumprir o contrato.


Os índices que são referência para a renda fixa são o CDI e a taxa Selic que realizam os rendimentos. No próximo tópico estaremos conhecendo os principais tipos de investimentos dessa categoria.



Quais são os tipos de investimentos em renda fixa mais comuns?


Para quem pretende investir em renda fixa esses são os principais tipos:

Esses tipos de títulos podem ser feito tanto por empresas públicas quanto pelas privadas. Nesse caso, temos os bancos, o governo ou companhias em geral que possuam autorização para isso.


Os valores que são investidos ajudam nos pagamentos (dívidas), financiamentos e outros projetos. Enquanto que o investidor espera a data do título para obter seu dinheiro com os lucros propostos.


O Tesouro Selic, por exemplo, é bastante seguro e seu rendimento chega na faixa dos 100% (CDI). Já a liquidez dele é diária permitindo com que os valores possam ser obtidos quando o investidor quiser.


Então os investimentos em renda fixa são ideais para quem está ingressando no mercado financeiro. Portanto, analise todas as modalidades presentes para chegar a uma decisão correta de onde investir seu dinheiro.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

5 visualizações

Global Conhecimentos é um website com artigos diversos que visam trazer conhecimentos aos usuários.

O objetivo principal é trazer informações e diversão para os leitores. 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram