top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que são Fundos Imobiliários e para que eles servem?

Atualizado: 21 de out. de 2020

Os Fundos Imobiliários são uma das modalidades de investimentos que podem ser encontradas no mercado financeiro. Dessa forma, essa categoria voltada para a compra de imóveis tem demonstrado rentabilidade.


Assim, os investidores tem aplicado o seu dinheiro nesses ativos através dos FIIs que são grupos de pessoas. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar o que são e como funcionam os Fundos Imobiliários.


Fundos Imobiliários Acordo
Fundos Imobiliários Acordo

Definição de Fundos Imobiliários


De uma forma resumida, os Fundos Imobiliários são um tipo de investimento voltado ao ramo dos imóveis. Ou seja, ele consiste em um grupo de pessoas que se reúne para investir nesses ativos que são bem caros.


Desse modo, esse processo é realizado através da bolsa de valores B3 (B3SA3) que é o ambiente principal. Enquanto que a pessoa pode decidir se comprará apenas uma cota ou várias.


Nesse sentido, os Fundos Imobiliários permitem com que a pessoa ainda ganhe rendimentos através desses investimentos. Contudo, um gestor é quem controla e administra o dinheiro dos participantes.


Ao passo que ele é quem encontrará os imóveis que demonstram ser mais promissores e rentáveis. Além disso, esses FIIs tem se tornado cada vez mais populares já que a compra de imóveis é bem cara.


É possível conseguir obter dinheiro tanto através do aluguel quanto da revenda do empreendimento adquirido. Vale lembrar que existem também o LCI (Letra de Câmbio Imobiliário) e o CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários).


Sem dúvida, o principal objetivo é permitir com que o investidor possa aplicar dinheiro e receber os lucros. Enquanto que cada um dos participantes ganhará o valor de acordo com a parte que lhe cabe.



Quais são os tipos de Fundos Imobiliários existentes?


Agora que já entendemos o que são os Fundos Imobiliários vamos conhecer as categorias deles:

  • Fundos de Tijolos: São os empreendimentos físicos, ou seja, os imóveis comerciais;

  • Fundos de Papel: Títulos que possuem relação com o setor imobiliário (LCI, CRI);

Os tijolos são aqueles empreendimentos já existente e que podem ser dos seguintes tipos:

  • Shoppings;

  • Agências;

  • Apartamentos;

  • Comércios;

  • Entre outros.

Já os de Papel possuem riscos menores ao investir e costumam trazer bons resultados aos investidores. Portanto, esses são os Fundos Imobiliários e o método de funcionamento deles no mercado. Cabe aos investidores montarem suas carteiras e decidirem onde investir com segurança.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

14 visualizações
bottom of page