top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que são as ações large caps?

Atualizado: 21 de out. de 2020

No mercado atual temos as ações large caps que fazem parte da categoria dos melhores investimentos da bolsa. Dessa forma, elas recebem um destaque muito maior do que as small caps (pequena capitalização).


Assim, se faz necessário alcançar um certo patamar para que a empresa seja incluída nesse setor. Então é sobre isso que estaremos falando no artigo que irá trazer diversas informações a respeito o assunto.


Ações Large Caps (Big Caps) da bolsa de valores
Ações Large Caps (Big Caps) da bolsa de valores

Definição de Large Caps


Todas as empresas que possuem uma capitalização mais elevada e estão presentes na bolsa fazem parte das Large Caps. Contudo, é necessário que elas alcancem um valor de mercado superior aos US$ 10 bilhões.


Como resultado disso as mesmas passam a ser consideradas de grande porte e geralmente são líderes do seu setor. Além disso, as ações large caps também podem ser conhecidas por outros nomes, tais como:

  • Blue Chips;

  • Big Caps.

Com isso podemos perceber que é necessário que esses ativos apresentem certos requisitos para receber esse destaque. Por certo, grande empresas brasileiras estão listadas na B3 (B3SA3) e podem gerar oportunidades.



Quais são as principais características das ações large caps?


Agora que já entendemos esse conceito vamos observar as características dele:

  • Liquidez: permitem um volume financeiro maior e com isso sua compra/venda é mais fácil de ser realizada;

  • Análises consistentes: pelo fato de serem mais visíveis no mercado, suas informações e dados são maiores;

  • Preços: a volatilidade se apresenta em um patamar mais baixo do que as próprias small caps;

  • Destacáveis: possuem papel de liderança em seu setor e ainda mantém muito mais solidez.

Dessa maneira, as ações large caps conseguem atrair muito mais investidores que buscam rentabilidade. Obviamente a bolsa de valores precisa ser estudada e analisada para que os resultados possam ser favoráveis.


Alguns exemplos de ações large caps presentes na bolsa


Por serem empresas bem consistentes e conhecidas no mercado existem vários nomes presentes nessa categoria. Confira algumas dessas companhias de destaque:

  • Bradesco (BBDC4);

  • Petrobras (PETR4);

  • Itaú (ITUB4).

Conforme podemos observar na nossa listagem, trazemos o nome da empresa e o código da mesma na bolsa. Com isso, os investidores podem adquirir os papéis e buscar rentabilidade no mercado.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

10 visualizações
bottom of page