• Cláudio Veríssimo

O que são arquivos PDF e como eles funcionam?

Atualizado: Out 16

Os arquivos com extensão PDF são amplamente utilizados nos sistemas operacionais atuais devido a sua praticidade. Dessa maneira, eles possuem um tipo de formato que consegue funcionar em diversas máquinas diferentes.


Assim, esse documento no estilo portátil trouxe muitas facilidades aos usuários e permitiu a realização de diversas tarefas. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo que explicará melhor esse arquivo.


Arquivos em PDF

Definição de PDF


O PDF é um formato para arquivos que foi elaborado pela empresa Adobe System no ano de 1993. Desse modo, a sigla significa Portable Document format que traduzido fica Documento em Formato Portátil.


Com isso, ele não é dependente de um tipo de aplicativo específico e ainda podem rodar em diversos Sistemas Operacionais. Enquanto que o Hardware da máquina também acaba não sendo empecilho para o seu funcionamento.


Outro ponto importante é que o PDF pode ser lido em outros programas que possibilitem a sua leitura. Diversos softwares permitem salvar os arquivos no formato PDF, trazendo bastante praticidade aos usuários.



Breve história da criação do formato PDF


No ano de 1991 John Warnock coFundador da empresa Adobe elaborou uma ideia para revolucionar os arquivos digitais. Com isso, foi criado um Projeto chamado de Camelot que visava trazer essas mudanças.


Assim, esse novo formato permitiria enviar os documentos para diversos locais e eles funcionariam nos computadores. Já que o fato deles serem portáteis facilitaria todo o processo de compatibilidade com outros hardwares.


Em meados de 1992 foi então criado o formato chamado de PDF que se tornou um grande sucesso. Enquanto que as empresas passaram a confiar cada vez mais nesse tipo de arquivo.


Quais são as vantagens dos Arquivos em PDF?


O PDF apresenta uma série de vantagens que podemos conferir nessa listagem abaixo:

  • Seguro;

  • Flexível;

  • Grátis;

  • Prático.

Conclusão


Sem dúvida o formato PDF revolucionou o mercado e trouxe muito mais facilidade na criação de arquivos. Pois, os mesmos podem ter textos, imagens e são práticos ao serem enviados em anexos por e-mail.


Certamente a independência apresentada por esse formato e sua segurança são os grandes pontos fortes dele. Portanto, a Adobe fez um excelente trabalho e ajudou bastante na portabilidade dos documentos digitais.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

Global Conhecimentos é um website com artigos diversos que visam trazer conhecimentos aos usuários.

O objetivo principal é trazer informações e diversão para os leitores. 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram