• Cláudio Veríssimo

O que são ações da Bolsa de Valores?

Atualizado: há 2 dias

As ações estão agregadas a bolsa de valores e são muito buscadas pelos investidores que atuam no mercado. Com isso, elas podem trazer rentabilidade quando bem analisadas e escolhidas.


Assim, é importante conhecer o conceito para compreender de fato o que elas são e como funcionam. Para isso criamos esse artigo que irá trazer informações interessantes sobre as finanças.



Definição de ações


De uma forma resumida as ações são papéis que representam frações ou partes de uma empresa. Desse modo, elas podem agregar tanto as companhias quanto a categoria de S.A (Sociedade Anônima).


Nesse sentido, o investidor que realiza a aquisição delas está obtendo uma parte da empresa em si. Ao passo que os dividendos são pagos aos acionistas que podem gerar dinheiro na bolsa de valores.


É possível chamar essas ações de ativos e o ambiente de negociação delas é a B3 (B3SA3). Contudo, é interessante saber o porquê as empresas ingressam nesse local e o motivo pelo qual suas ações são ofertadas.


Por que as empresas ingressam na bolsa de valores?


Agora que já entendemos o que significa o conceito de ações vamos entender o que as empresas buscam nesse local. Dessa maneira, os objetivos podem ser vários, sendo a capitação do dinheiro o maior deles.


Por certo, as ações poderão utilizar esses valores para novos projetos, ampliações ou outros meios. Para quem não está familiarizado com o tema é interessante saber o que é uma oferta de ações no mercado.

O que é um IPO?


Quando uma determinada empresa pretende ingressar na bolsa de valores ela realiza uma oferta. Dessa forma, a mesma efetua um pedido a CVM e após a aprovação realiza uma Oferta Pública Inicial.


Esse evento se chamará IPO e terá uma data específica para ocorrer na bolsa de valores brasileira. Consequentemente os investidores que estiverem cadastrados poderão comprar esses papéis se quiserem.


É interessante aplicar dinheiro em ações?


Antes de tudo é importante saber que as ações da bolsa podem trazer lucros e prejuízos. Pois, o mercado é volátil e a renda variável varia de acordo com as empresas e o ambiente inserido.


Além disso, existe as opções de investir no curto e a longo prazo, tudo depende do que o investidor almeja. Sem dúvida, se a escolha for boa os ganhos poderão ser muito maiores em períodos mais extensos.


Quais são os tipos de ações presentes na bolsa de valores?


A fim de ajudar as pessoas a entenderem melhor sobre o assunto vamos conhecer os tipos de ações. Confira abaixo quais são as principais:

  • Ordinárias: permitem a participação através de votação na empresa e também nas decisões;

  • Preferenciais: recebe os dividendos e lucros, mas não tem o poder de votar;

  • Unit: várias ações que podem englobar as citadas anteriormente;

  • Blue Chips: a primeira classe de ativos, ou seja, as empresas mais poderosas da bolsa;

  • Mid Caps: se enquadram na categoria de porte médio;

  • Small caps: A capitalização delas é bem menor e sua liquidez segue essa mesma linha.

O ideal é sempre estudar o mercado e buscar uma análise para realizar a escolha das ações. Por fim, busque companhias que sejam estruturadas e mantenha a paciência para tentar obter melhores resultados.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

Global Conhecimentos é um website com artigos diversos que visam trazer conhecimentos aos usuários.

O objetivo principal é trazer informações e diversão para os leitores. 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram