top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que é uma memoria de computador?

Atualizado: 21 de out. de 2020

A memória de um computador é um tipo de componente que serve para realizar certas operações na máquina. Dessa forma, ela é quem faz todo o processo de armazenamento tanto temporário quanto definitivo.


Assim, é importante conhecer os modelos e entender a função de cada uma delas para melhores resultados. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar algumas informações a respeito das memórias.


Memória de um Computador
Memória de um Computador


Definição: memória de computador


Uma memória de computador é um tipo de item que é utilizando para armazenar dados. Com isso, ela serve tanto para guarda-los de forma definitiva quanto temporária, dependendo da sua funcionalidade.


Ao passo que esse componente eletrônico é voltado para esse armazenamento dos programas e dados necessários. Enquanto que a arquitetura de Von Neumann só consegue ser aplicada mediante o uso desse item.


Pois, a estrutura terá de ser realizada através da mesma e sua unidade de medida é o Bit. No caso, esse bit possui zeros e uns (0 e 1) e sua simplicidade é extremamente eficaz.


Contudo, a memória necessita dos dois dígitos para trabalhar, sendo que se fosse somente um deles isso não funcionaria. Vamos aprofundar ainda mais no tema e entender corretamente como ela atua no computador.



Tipos de memórias que podem encontrar no computador


Uma memória de computador poderá ser do tipo volátil ou não-volátil, tudo dependerá da sua função na máquina. Quando dizemos volátil quer dizer que ela pode alterar ou remover os dados contidos nela.


Já no sistema não-volátil os itens não perdem os dados quando o computador é desligado e não existe energia elétrica. Veja exemplo de memórias do tipo volátil:

  • Cache;

  • Registradora;

  • RAM (Random Acess Memory).

Agora vamos observar quais são as memórias não-voláteis que podem ser encontradas no mercado:

  • HDs;

  • Flash;

  • Pendrives;

  • HDs externos;

  • Entre outros.

Além disso, a categoria de memórias principais comporta aquelas que são reais e que servem como uma ponte. Ao passo que elas guardam informações que o processador necessitará naquele momento.


Nesse sentido, estão inclusas as memórias do tipo RAM, ROM, cache e também as que são registradoras. Em seguida temos as secundárias que não podem ser apagadas e que guardam informações valiosas.


Dessa maneira, elas necessitam das memórias principais para que o processador entenda o que está sendo passado para ele. No caso esses itens podem ser os HDs (Discos-rígidos), DVDs, disquetes, entre outros.


Por fim, as memórias de computador do terceiro escalão necessitam ser montadas, se diferenciando das secundárias nesse ponto. As fitas magnéticas são um exemplo desse tipo de item que requer mais trabalho para funcionar.


Diferenças entre as memórias voláteis e não-voláteis


Na categoria de memórias voláteis temos a RAM que é amplamente utilizada e possui funções específicas. Desse modo, ela realiza todos os acessos de modo aleatório e conseguem acessos mediante ao endereço que for.


Com isso esse item é considerado como sendo o principal e sua dinâmica ocorre pela tecnologia empregada no produto. Assim, quando a Unidade Central de Processamento (CPU) precisar ela estará disponível.


Ou seja, quando for preciso fazer uma leitura ou escrita essas células do componente irão receber atualizações. Por certo, o número zero indica que não existe energia e o 1 significa que tem algo armazenado nela.


Uma memória de computador do tipo RAM é aleatória e seus dados são removidos quando a máquina é desligada. Vale lembrar que as estáticas irão armazenar os dados pelo período de uso do aparelho.


As memórias do tipo não-voláteis


De fato, as memórias desse tipo não perdem as informações que foram inseridas em seu interior. A ROM (Read Only Memory) é um grande exemplo e já vem com dados gravados de fábrica.


Enquanto que os Discos Rígidos e as mídias removíveis também são consideradas como sendo não-voláteis. Nesse caso temos os pendrives e HDs externos que funcionam de maneira parecida.


Portanto, a memória de computador é um componente muito importante e que auxilia no funcionamento da máquina. Não se deve esquecer que ela pode ser expandida de acordo com a capacidade do aparelho.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

8 visualizações
bottom of page