top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que é uma fonte de um computador e para que ela serve?

Atualizado: 21 de out. de 2020

A fonte de um computador é um dos componentes principais da máquina e serve para passar energia para o equipamento. Com isso, os componentes internos poderão funcionar corretamente desempenhando suas funções básicas.


Por certo, esse é um dos itens de maior importância, pois sem ele o aparelho simplesmente não poderá ser ligado. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo que trará informações interessantes sobre o assunto.


Fonte de um Computador
Fonte de um Computador

Definição de uma Fonte de Computador


Sabemos que um computador é composto por diversas peças que em conjunto permitem o funcionamento dele. Contudo, os usuários geralmente acreditam que somente alguns itens são essenciais para a máquina, tais como:

  • HD (Disco Rígido);

  • Memórias;

  • Processador;

  • Placa-Mãe.

Entretanto, a Fonte de um Computador é de extrema importância e sem ela não nada disso iria funcionar. Pois, essa fonte é que irá realizar o envio da energia elétrica para os outros componentes do equipamento.


Ao passo que a escolha desse produto é fundamental para um bom desempenho do computador. Já que um mal desempenho dela poderá resultar em um maior esforço dos componentes podendo queimar os mesmos.


Por esse motivo quando a pessoa pretende comprar um computador é essencial que ela observe a fonte da máquina. Enquanto que em computadores gamers a exigência será ainda maior.


A função principal dela é justamente ligar a máquina através das correntes de energia elétrica que ela passará aos componentes. E por esse motivo é essencial que o usuário compre o modelo certo para sua máquina.



Como fazer para escolher a fonte ideal para meu computador?


Em primeiro lugar não é somente a potência que deverá ser valorizada no ato da compra da fonte. Dessa maneira é preciso analisar qual é a eficiência de energia que a PSU dela realmente apresenta.


Um exemplo é que uma fonte com 500w conseguirá um fornecimento de apenas 440w ao ser usada no equipamento. Então o ideal é observar qual a eficiência que a mesma consegue ter e assim decidir pela compra.


Além disso, é interessante buscar um especialista no assunto que possa lhe orientar quanto a melhor saída. No caso de comprar uma máquina já equipada, leia as informações e pergunte ao vendedor se houver dúvidas.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

8 visualizações
bottom of page