top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que é um Teclado de Computador?

Atualizado: 21 de out. de 2020

O teclado de computador é mais um dos acessórios que compõem a estrutura de uma máquina física. Por certo, ele é utilizado para efetuar a entrada de dados e também para escrever comandos.


Por certo, o mercado atual está repleto de diversas marcas e modelos dos mais variados tipos. Então vamos saber mais sobre o assunto e conferir o que vem a ser realmente um teclado.


Teclado de um Computador
Teclado de um Computador

Definição de um teclado de computador


Esse dispositivo eletrônico é repleto de teclas com números, letras e símbolos em sua composição. Desse modo, ele tem como objetivo principal permitir a inserção de dados ou comandos em um computador.


Ao passo que isso lhe caracteriza como um periférico de entrada e o mesmo atua em conjunto com o software. É possível perceber também que o teclado de computador é muito similar à máquina de escrever.


Pois, a estrutura e objetivo são muito parecidos, ou seja, escrever os caracteres em uma folha ou programa. As diferenças mais contundentes são o fato de que o computador permite corrigir erros na digitação.


Um pouco da história do teclado


Inicialmente a criação dos teclados tem como idealizador Christopher Sholes, seguindo o conceito das máquinas de escrever. Nesse sentido, elas foram utilizadas por muito tempo e foram sendo aprimoradas.


Contudo, em meados dos anos 40 os computadores começaram a ser elaborados e os teclados foram surgindo. Como resultado disso a partir de 1950 os mesmos passaram a ser comercializados no mercado.


Então, uma certa estrutura da máquina foi montada e contava com o teclado de computador para a inserção dos dados. Desde esse período novas empresas foram surgindo e criando modelos cada vez melhores.



Qual é a estrutura de um teclado de computador?


A formação mais básica de um computador se dá em diversas teclas alinhadas na superfície do produto. Dessa forma, elas são compostas por letras, números, símbolos ou mesmos funções básicas.


Assim, em seu interior está uma espécie de chip que contém toda a configuração para que as teclas funcionem. Além disso, os tipos de conectores utilizados são o OS/2 ou o atual USB.


Enquanto que o DIN era muito usado nos computadores mais antigos e foram substituídos pelos modelos USB. Outro ponto interessante é que as teclas podem variar de 101 até 130 dependendo do modelo escolhido.


O teclado de computador dos notebooks pode se apresentar bem mais enxugado e contar com 90 teclas. Vale lembrar que o conjunto de comandos também funcionam na máquina, tais como o Crtl + Alt + Del.


O teclado de computador utilizado para os jogos eletrônicos


Alguns jogadores preferem usar teclados que são fabricados especificamente para serem utilizados nos games. Através de uma ergonomia muito maior eles possibilitam jogar com muito mais conforto e qualidade.


Certos tipos de teclados ainda contam com marcações para indicar as teclas mais utilizadas. Ou seja, a tecnologia está cada vez mais avançada e permite a realização de tarefas com muita eficiência.


Portanto, o teclado de computador é um tipo de produto que é voltado para a inclusão de dados. Faça uma pesquisa no mercado e compre um que seja da mais alta qualidade e que atenda os requisitos necessários.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

5 visualizações
bottom of page