top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que é um programa de computador?

Atualizado: 11 de dez. de 2020

No ramo da informática existem alguns termos interessantes que precisamos aprender e o programa de computador é um deles. Dessa forma, esse tipo de software permite a realização de tarefas específicas na máquina.


Assim, eles são construídos em algum tipo de linguagem e tem como objetivo permitir a realização de certas ações. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo que trará informações a respeito do assunto.


Exemplo de um programa de computador
Exemplo de um programa de computador

Definição de programa de computador


De uma forma bem resumida, o programa de computador é um agregado de instruções e códigos. Dessa forma, ele possui uma tarefa específica que será desempenhada mediante ao seu funcionamento.


Com isso, o computador entenderá os processos e permitirá com que as ações sejam desempenhadas corretamente. Além disso, o software em questão é elaborado através de alguma linguagem de programação.


Enquanto que seu código fonte é escrito nessa mesma linguagem, veja alguns exemplos:

  • C;

  • C++;

  • Delphi;

  • Visual Basic;

  • Java;

  • Entre outros.

Por certo, os códigos são construídos nesse software até que ele esteja concluído e sem erros. Na sequência ele receberá uma extensão (.exe) que permitirá com que ele possa funcionar na máquina.



A história do programa de computador (software)


Conforme já sabemos durante muito tempo as pessoas buscaram maneiras de facilitar as suas tarefas diárias. Desse modo, Charles Babbage e sua máquina analítica permitiram a criação do primeiro software para computador.


No ano de 1843 Ada Lovelace construiu o primeiro programa de computador que efetuava cálculos. Em 1890 Hermann Hollerith havia elaborado o sistema de cartões perfurados para calcular o censo.


Inicialmente as linguagens e comandos utilizados eram interpretados apenas pelos circuitos eletrônicos. No próprio computador ENIAC as ligações eram feitas de forma manual e seguiam certas sequências.


Já no ano de 1940 surgiram as linguagens que possuem alto nível e que permitiram mais pessoas participarem do processo. Em 2050 surgiu então o Fortran que é considerada uma das mais promissoras da época.


Como é a estrutura de um programa de computador?


Primeiro é escolhida uma linguagem de programação e cria-se a estrutura do software em questão. Então são elaborados os algoritmos que se tornarão as instruções que serão interpretadas no computador.


Com isso, o programa de computador é um software que realiza uma determinada função. No mercado existem os aplicativos, de sistema, editores, gráficos, entre muitos outros tipos. Portanto, um software pode ser tanto um programa quanto o Sistema Operacional que está incluso na máquina.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".


Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

8 visualizações
bottom of page