top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que é um perfil de investidor e qual a importância dele?

Atualizado: 21 de out. de 2020

O perfil de investidor é um dos pontos mais importantes no mercado financeiro e permite escolhas mais rentáveis. Pois, quando a pessoa sabe quais são os seus objetivos isso facilita bastante nas finanças.


Assim, é necessário compreender quais são as características de cada um deles para definir o próprio perfil. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar o que é um perfil de investidor.


Perfil de Investidor
Perfil de Investidor

Definição de Perfil de Investidor


Para que os investimentos sejam escolhidos da maneira correta é necessário saber o perfil de investidor da pessoa. Ou seja, as características principais que ela apresenta e que definem os melhores caminhos a seguir.


Nesse sentido, isso irá guiar o investidor e demonstrará quais tipos de investimentos são ideais para ele. Enquanto que alguns pontos devem ser levados em conta nesse processo, confira:

  • Estilo;

  • Prazos estabelecidos;

  • Objetivos principais;

  • Definição do investimento.

Além disso, o perfil de investidor permite saber exatamente onde o investidor pretende chegar e qual a maneira mais adequada. Ao passo que isso faz com que os resultados futuros possam ser alcançados mais facilmente.


Por certo, todos os pontos devem ser analisados antes da aplicação de dinheiro em certos ativos do mercado. Já que alguns deles apresentam riscos mais altos e consequentemente poderá haver prejuízos financeiros.


Quais são os perfis de investidor presentes no mercado financeiro?


A fim de facilitar o entendimento do leitor vamos conhecer os 3 tipos de investidores que existem:

  • Conservador;

  • Moderado;

  • Arrojado.

Estaremos falando em detalhes sobre cada um desses perfis no próximo tópico apresentado nesse artigo.




O investidor Conservador


Esse tipo de perfil de investidor chamado de conservador é aquele onde a busca por riscos é muito baixa. Desse modo, a busca é por investimentos mais tranquilos e que apresentem rentabilidade mais confortável.


Esse perfil se adequa melhor as pessoas que pretendem conseguir dinheiro aos poucos e sem prejuízos. Vale lembrar que nesse caso os lucros podem demorar bastante, porém a segurança é bem maior.


O Investidor Moderado


No segundo tipo de investidor temos o Moderado que aplica dinheiro em ativos que tenham riscos médios. Como resultado disso os lucros podem ser obtidos em períodos de médio a longo prazo.


Além disso, ele pode buscar investimentos conservadores a fim de conseguir uma boa diversificação e liquidez.


O Investidor Arrojado


O perfil de investidor arrojado é o que possui mais riscos e seus investimentos são os mais rentáveis. Obviamente a busca é por uma rentabilidade positiva a longo prazo no mercado financeiro.


Assim, ele não se importa tanto com as oscilações (volatilidades) e realiza diversificações nas suas carteiras. Pois, sua estratégia lhe traz a segurança de investir, embora prejuízos possam surgir no caminho.


Vale lembrar que para esse perfil o ideal é que ele siga as análises dos especialistas para melhores resultados. Enquanto que estudar o mercado também pode ser uma boa opção na busca por resultados positivos.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

26 visualizações
bottom of page