• Cláudio Veríssimo

O que é um pen drive e qual a utilidade dele?

Atualizado: há 2 dias

O pen drive é um tipo de componente que consegue realizar a gravação de diversos dados do computador. Dessa forma, ele se tornou bastante comum na atualidade e possui cada vez mais capacidade de armazenamento.


Assim, é importante conhecer algumas marcas e modelos presentes no mercado e as características apresentadas pelos produtos. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo a respeito do pen drive.


Pen Drive de um Computador

Definição de Pen Drive


Esse pequeno aparelho chamado de Pen Drive atua como um dispositivo USB e pode ser considerado uma memória. Desse modo, ele tem como função permitir um local para armazenamento de dados e arquivos.


Além disso, ele poderá ser conectado em qualquer tipo de aparelho que possua uma conexão USB. Nesse sentido, temos o computador, as televisões, sons e outros tipos de equipamentos que permitem essa tecnologia.


Por certo, o Pen Drive trouxe muitas facilidades na realização de backups, devido a sua praticidade e rapidez. Contudo, é necessário utilizá-lo de maneira correta para evitar que ele se corrompa e que perca seus dados.


Vale lembrar que existem os modelos de conexão USB 2.0 e o 3.0 que permitem uma velocidade de transferência maior. E a sua criação foi feita com o objetivo de substituir os antigos disquetes e os CDs.


História do Pen Drive


A entrada desse produto no mercado foi datada no ano de 1998 e o USB foi criado por várias companhias. Obviamente o objetivo dessa nova conexão era padronizar as entradas, já que haviam muitos tipos disponíveis.


Assim, surgiu em meados dos anos 2000 o USB 2.0 que demonstrou uma boa velocidade para a época. Posteriormente em 2008 é que veio a surgir o modelo USB 3.0 que consegue ser 10 vezes superior ao 2.0.


Desde então o pen drive tem sido cada vez mais aprimorado e sua capacidade de armazenamento tem aumentado consideravelmente. Com isso, ele se torna vantajoso e muitos usuários utilizam essa tecnologia.


Uma das marcas mais conhecidas é a Kingston que está a bastante tempo atuando nesse mercado. Sem dúvida os produtos da empresa são muito bons e duráveis, demonstrando segurança e funcionalidade.


Qual é a composição básica de um Pen Drive?


Geralmente os pen drives apresentam a seguinte estrutura:

  • Conexão USB;

  • Componente que administra o armazenamento;

  • Locais para testes;

  • Chip;

  • Oscilador;

  • LED;

  • Chave que impede as gravações dos arquivos;

  • Local para colocar uma memória flash (adicional).

Entretanto, com as mudanças realizadas na tecnologia e no mercado, esses componentes internos podem variar.


Modelos de Pen Drive para comprar


Confira alguns modelos de pen drive que são destaque e que podem ser comprados pelos usuários:

Portanto, o pen drive é um produto essencial para os usuários de um computador. Sua praticidade e velocidade ajudam a realizar backups de segurança e garantem uma maior integridade aos dados.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

8 visualizações

Global Conhecimentos é um website com artigos diversos que visam trazer conhecimentos aos usuários.

O objetivo principal é trazer informações e diversão para os leitores. 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram