top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que é um mouse de computador?

Atualizado: 21 de out. de 2020

O mouse de computador é um acessório que permite com que o usuário possa realizar determinadas funções na máquina. Dessa forma, o cursor é manipulado permitindo cliques e movimentos na tela.


Assim, é muito importante conhecer quais são as marcas e modelos com maior destaque no mercado. Então vamos conhecer um pouco mais sobre o mouse e verificar a história do produto.


Mouse de um Computador
Mouse de um Computador

Uma breve história do mouse de computador


Esse tipo de produto chamado de mouse foi elaborado em meados dos anos 60, mais precisamente em 1968. Com isso, ele era conhecido como um periférico indicador de posições X e Y na tela do computador.


Inicialmente esse item era um tipo de caixa feita de madeira que continha apenas um botão para essa tarefa. Sem dúvida, o mouse de computador foi uma inovação muito grande e realmente genial.


Contudo, durante essa época os textos eram projetados nas telas dos computadores e o mouse não tinha serventia. Somente em meados de 1980 é que a empresa Apple (1983) lançou o Lisa utilizando o mouse.


Consequentemente até hoje os micros atuais possuem o produto que se tornou indispensável. Ao passo que o próprio Windows teve a sua criação voltada para o acessório que permitia a navegação na internet.


Então, a partir da criação do Windows 3.1 é que o mouse se tornou parte integrante definitiva dos computadores. Dessa maneira, sua utilidade é imprescindível nos Sistemas Operacionais gráficos.


Tipos de Mouse de Computador existentes


Vamos observar quais são os modelos de mouses mais comuns que existem no mercado atual:

  • Esférico: é o mouse convencional com uma esfera na parte inferior e que comanda os movimentos na tela;

  • Trackball: a esfera fica na parte superior do produto, podendo ser girada com os dedos;

  • Que não possui fio: ausência de fios para conectar o mouse ao computador;

  • Ergonômico: seu design é voltado para uma melhor adaptação ao usuário;

  • Scroll: apenas uma bolinha que serve para movimentar o cursor na tela;

  • Óptico: utiliza um feixe de luz para a movimentação e exclui a esfera inferior.

Portanto, o mouse é uma verdadeira revolução, embora não tenha sido visto assim durante a sua criação. Entretanto, hoje em dia não contar com um desses produtos pode dificultar muito o trabalho.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

13 visualizações
bottom of page