top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que é um HD e qual a funcionalidade dele?

Atualizado: 21 de out. de 2020

No computador existem diversas peças importantes, porém o HD (Disco Rígido) é uma das principais. Pois, esse componente é quem fará todo o armazenamento dos dados do usuário da máquina.


Por certo, ele é quem garantirá a integridade das informações mesmo quando o computador for desligado. Então vamos conhecer esse item e entender qual o modo de funcionamento dele.


HD de um Computador
HD de um computador

Definição de HD (Disco Rígido)


O HD (Disco Rígido) é um tipo de componente que faz parte do conjunto de itens que compõem um computador. Desse modo, ele é quem tem a tarefa de armazenar todos os dados e as informações da máquina.


Contudo, ao desligar o equipamento esses dados não são perdidos, já que ficam guardados no HD. Por não ser volátil, ele consegue carregar o Sistema Operacional, programas e arquivos quando a máquina é ligada.


Ou seja, a sua tarefa real é justamente gravar e armazenar os dados do usuário com segurança. Atualmente existem diversas opções no mercado e até mesmo modelos externos conectados via USB.


Conhecendo a história do Disco Rígido (HD)


Em meados dos anos 50, a empresa IBM elaborou um HD que era capaz de guardar apenas 5 megabytes. Embora hoje isso pareça muito pouco, em 1957, esse valor era suficiente para os computadores.


Ao passo que no ano de 1973 surgiu o Winchester de modelo 3340 e era bastante caro comprar um exemplar. Consequentemente foram surgindo diversos outros modelos cada vez com maior capacidade no mercado.


Tanto que na atualidade é possível conseguir comprar discos rígidos com capacidade em terabytes. Para quem não sabe existem algumas medidas de tamanho de arquivos, são elas:

  • Byte;

  • Kbyte;

  • Megabyte;

  • Gigabyte;

  • Terabyte;

  • Entre outros.

Então, esses novos HDs conseguem guardar uma quantidade de informação que chega a ser impressionante.



Modo de funcionamento de um HD


O HD funciona através de um método de gravação dos arquivos que é feito em discos magnéticos. Dessa maneira, eles são finos e existe uma cabeça que efetua tanto a leitura quanto a gravação no componente.


Assim, as trilhas vão sendo gravadas por essa cabeça que realiza a leitura e é composta de um eletroímã. Os principais itens que compõem um disco rígido (HD) são os seguintes:

  • Discos magnéticos;

  • Eixo;

  • Cabeça que realiza a leitura e a gravação no disco;

  • Braço;

  • Atuador;

  • Conector que leva energia ao componente;

  • Local para os jumpers;

  • Conexão que pode ser IDE ou de outro tipo em computadores mais modernos.

Basicamente o funcionamento é realizado com as seguintes operações:

  • Discos são colocados no eixo;

  • Eles então vão girando no interior do HD;

  • A cabeça efetua a leitura/gravação dos arquivos;

  • A bobina é quem utilizará os discos através dos impulsos magnéticos que permitem a gravação;

  • Esse item chamado de atuador é quem movimentará o braço na direção dos discos.

Então, a cabeça do HD realizará o processo necessário tanto de leitura quanto de gravação dos dados. Com isso, se torna possível guardar as informações na máquina sem o risco delas serem perdidas ao desligar a máquina.


O Boot do Sistema através do HD


Além de ser um componente importante para o computador, o HD ainda contém a localização do Sistema Operacional. Desse modo, o POST (programa) que fica na memória ROM poderá realizar o Boot.


Com isso, a primeira trilha presente no HD é que fará todo o processo de armazenamento dessas informações. Enquanto que isso permitirá com que a BIOS encontre o SO da Máquina.


Nesse local conhecido como trilha 0 é que estará presente o MBR que é o registro mestre do boot. Além disso, esse setor será lido pela Bios e então o Sistema Operacional é carregado corretamente.


Outro ponto importante é que o HD possui também uma certa capacidade que costuma ser em Gigabytes ou em Terabytes. Nesse sentido, isso indica o quanto que o componente consegue armazenar de arquivos e informações.


Antigamente era comum encontrarmos HDs bem pequenos com poucos gigas, porém atualmente as opções são muitas. Dessa forma, eles ultrapassaram a faixa dos Terabytes e usam tecnologias de ponta.


Os HDs externos


Bem como os HDs convencionais que estão inseridos no interior dos gabinetes de computador temos os externos. Sem dúvida, eles são excelentes e podem ser conectados via USB na parte externa da máquina.


Isso trouxe uma facilidade enorme e permitiu a realização de backups com muito mais facilidade e eficiência. Entretanto, existem outros tipos de entradas que também podem ser utilizadas para conectar o produto ao PC.


Visão aérea de um HD de computador
Visão aérea de um HD de computador

A importância do Backup no HD


Agora que compreendemos o que vem a ser um HD é importante falarmos sobre o backup. Para quem não está familiarizado com o tema, esse conceito significa copiar os arquivos e guarda-los por segurança.


Ou seja, o usuário efetua uma cópia dos dados e informações do HD para evitar que eles sejam perdidos. Já que problemas podem ocorrer na máquina e as informações são de grande importância.


Portanto, adquira produtos da mais alta qualidade e sempre realize backups quando for necessário. E não se esqueça que o HD é uma das peças fundamentais para que a máquina funcione corretamente.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

39 visualizações
bottom of page