top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que é um estabilizador de computador e para que ele é utilizado?

Atualizado: 21 de out. de 2020

O estabilizador de um computador tem um papel muito importante e consegue manter a segurança dos equipamentos. Com isso, se torna interessante conhecer o método de funcionamento dele.


Além disso, ele também efetua uma certa correção nas tensões que são apresentadas na energia elétrica. Então vamos saber mais sobre o estabilizador e compreender o seu uso.

Estabilizador de energia de computador
Estabilizador de energia de computador


Definição: Estabilizador de um Computador


Basicamente os estabilizadores são uma espécie de equipamento que funciona de modo eletrônico. Nesse sentido é ele quem efetua toda a correção necessária na energia elétrica que o computador recebe.


Enquanto que o estabilizador de um computador é capaz de aliviar as tensões da rede, protegendo a máquina. Pois, se ele não for usado para essa função, os componentes da máquina poderão ser danificados.


Ou seja, ele é quem permitirá a alimentação dos itens do computador e utilizará a energia elétrica para isso. Alguns modelos podem até mesmo apresentar um tipo de filtro de linha em seu interior o que é muito útil.



O Estabilizador no Brasil


Desde meados dos anos 40 esse aparelho começou a ser utilizado aqui no Brasil devido a falhas na energia elétrica. Dessa maneira, eles eram necessários para evitar sobrecargas nos componentes dos computadores.


Inicialmente o objetivo do produto era efetuar uma regulagem nas tensões das televisões e das geladeiras. Contudo, se mostrou bastante viável aplica-los nos computadores que surgiram após esses outros aparelhos.


Com isso, o estabilizador de um computador apresenta um fusível que lhe protege e uma chave que seleciona a tensão. Além disso, possui um botão ON/OFF, uma tomada e até mesmo consegue proteger linhas telefônicas.


Aqui no Brasil temos cerca de 48 empresas que fabricam esse tipo de componente em várias regiões diferentes. Outro ponto importante é que os Nobreaks também se demonstram importantes nessa tarefa.


Motivo pelo qual ele era muito utilizado em computadores antigos


Antigamente ocorria certas alterações nas correntes de energia elétrica que podiam sobrecarregar o computador. Pois, haviam diferenças no modo pelo qual as fontes de alimentação eram fabricadas.


Dessa forma, foram necessários novos modelos chamados de full range que foram elaborados para resolver esse problema. Então, esses itens permitem que a entrada das tensões seja de 90 V e até 240 V.


Por certo, muitas das novas fontes possuem esse tipo de proteção e isso garante maior segurança para a máquina. Os estabilizadores continuam importantes para certos aparelhos e máquinas mais antigas.


Entretanto, é importante verificar no manual de instruções da fonte para saber se o uso do estabilizador de um computador será necessário. Já que depende muito da energia do local onde a máquina está ligada.

Para quem não pretende utilizar um estabilizador de um computador existe também o filtro de linha. Esse aparelho se parece com uma régua e consegue proteger a máquina contra sobrecargas.


Desse modo, o fusível do filtro irá queimar, evitando maiores problemas ao computador na qual está ligado. Enquanto que terá vários locais para a ligação dos outros componentes.

Vale lembrar que caso o fusível acabe queimando basta comprar outro e realizar a troca.

Com isso, o custo benefício é bom e garante uma certa economia em relação ao estabilizador. Porém sempre desligue o produto da tomada antes de manuseá-lo.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

10 visualizações
bottom of page