Cláudio Veríssimo
O que é um computador pessoal e qual a vantagem dele?
Atualizado: 21 de out. de 2020
Um computador pessoal é um tipo de aparelho que serve para a realização de muitas tarefas rotineiras. Contudo, esse tipo de máquina costuma apresentar um preço mais baixo que os outros modelos do mercado.
Pois, o objetivo principal dela é justamente permitir que os usuários caseiros possam ter acesso as suas funcionalidades. Então vamos saber mais informações e entender quais as vantagens do PC.

Definição: Computador Pessoal (PC)
Em inglês existe um termo que é chamado de Personal Computer que traduzido significa Computador Pessoal. Desse modo, essa máquina é voltada para a utilização em um ambiente caseiro ou empresarial.
Com isso, o valor para sua aquisição é menor devido ao fato de que ele é mais compacto. Já que realizam tarefas específicas e necessitam da inclusão de um sistema operacional para o seu Hardware funcionar corretamente.
Nesse sentido, o Computador Pessoal geralmente vem com o Windows instalado, mas existem outros sistemas operacionais. Suas estruturas são construídas mediante as peças que o mesmo possui.
Atualmente os PCs de mesa e os notebooks tem dividido sua atenção com os dispositivos móveis. Uma vez que eles tem conseguido realizar muitas tarefas que os computadores faziam antigamente.
Entretanto os computador pessoais estão cada vez mais rápidos e sua tecnologia tem melhorado a cada dia. É sobre isso que estaremos falando nos próximos tópicos desse artigo.
História do Computador Pessoal
Todos nós sabemos que antigamente não existia o computador e que as coisas eram feitas manualmente. Enquanto que a máquina de escrever permitia uma “facilidade” na escrita, embora exigissem muita atenção.
Além disso, o Computador Pessoal ainda não estava nem cogitado para existir, sendo criado posteriormente. Naquela época haviam os mainframes que era computador muito grandes e que exigiam bastante dos operadores.
Em meados de 1971 surgiu o primeiro computador pessoal que recebeu o nome de Kenbak-1. Posteriormente em 1975 surgiu o Altair 8800, esse sim continha uma CPU e vendeu muitas unidades.
Foi justamente nessa máquina que os gênios Bill Gates e Paul Allen construíram sua versão do Basic. Logo depois eles resolveram abrir a empresa Microsoft que até hoje é uma das maiores do mundo.
Com o surgimento da Apple em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak revolucionaram o mercado computacional. Já que eles montaram o Apple I que começou a ser vendido incialmente com poucas unidades.
Contudo, um investidor ajudou a alavancar o projeto com um investimento de pelo menos US$ 250 mil. Então em 1977 surgiu o Apple II que mantinha uma estrutura interessantes, gráficos coloridos e já vinha com um teclado.
O uso do computador pessoal nas empresas
O computador pessoal passou a ser utilizado nas empresas com o ingresso da IBM no mercado. Pois, a companhia atuava com máquinas de porte maior e conhecia bastante do setor.
Dessa maneira, surgiu um projeto e dele o resultado foi o modelo IBM-PC que custava bem mais caro. Entretanto a IBM necessitava de um Sistema Operacional para suas máquinas e recorreu a Microsoft.
A Xerox e a criação do mouse de computador
Em meados da década de 70 o computador exigia muito dos usuários, pois era preciso saber os comandos. Ao passo que a dificuldade era elevada, já que os códigos é quem ditavam o modo de funcionamento da máquina.
Nesse período a empresa Xerox elaborou o mouse que se popularizou após a fabricação do computador Macintosh da Apple. Essa máquina continha janelas, mouse e ícones na tela o que inovou bastante a categoria.
Considerações Finais sobre o Computador Pessoal
Desde então o computador pessoal vem sendo aprimorado e conta com uma tecnologia de ponta. Hoje é possível realizar uma série de atividades, tais como:
Navegar na internet;
Enviar e-mails;
Jogar online;
Criar sistemas;
Desenhar;
Assistir vídeos;
Entre muitas outras coisas.
Não devemos esquecer que o computador necessita de um Sistema Operacional para funcionar. Pois é ele quem fará com que todo o hardware trabalhe em conjunto trazendo um bom resultado final.
De fato, o Windows, o Linux e o sistema OS X são os mais utilizados na atualidade. Já o Hardware que são as peças físicas contam com uma estrutura básica que é a seguinte:
Monitor;
Gabinete;
Teclado;
Mouse;
Processador;
Placa-mãe;
HD (Disco Rígido);
Memórias;
Placa de Vídeo;
Entre outros.
Portanto o computador pessoal é um produto sensacional que permite com que as pessoas realizem tarefas rapidamente. Sem dúvida, essa máquina tem ajudado muitas empresas e pessoas do mundo todo.
Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).
Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.
Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".
Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.