• Cláudio Veríssimo

O que é um Computador

Atualizado: Ago 25

O computador é um aparelho que tem contribuído na realização das mais diversas tarefas rotineiras. Desse modo, ele se tornou indispensável e consegue agilizar processos que antes eram feitos manualmente.


Assim, esse conjunto de componentes tem sido cada vez mais atualizado e tem ajudado as empresas a crescer. Então vamos entender melhor o que vem a seu um computador e como ele funciona.


Exemplo de um Computador de Mesa

Definição de Computador


Basicamente o computador é um agregado de diversos dispositivos que funcionam eletronicamente e de forma automática. Com isso, a informação é processada com bastante rapidez e os dados ficam disponíveis na tela.


Antigamente quando não havia computador, as tarefas eram feitas manualmente ou através de outros itens. Contudo, a velocidade não era a mesma do computador que se tornou uma verdadeira revolução.


Por certo, esse aparelho possui diversas características e atributos, tais como:

  • Armazenar (dados e informações);

  • Realizar o processamento;

  • Efetuar cálculos;

  • Redigir textos;

  • Jogar;

  • Entre muitas outras tarefas.

Desse modo, ele pode ser aplicado tanto em um ambiente caseiro quanto em uma grande empresa. Ou seja, é possível desenhar no paint (simples) e também realizar desenhos voltados para a indústria.


Obviamente a capacidade da máquina terá de ser maior dependendo do tipo de atividade que o usuário pretende realizar. Atualmente as pessoas podem ter um computador pessoal ou notebook em suas casas.



Um pouco da história do computador


No começo as pessoas realizam tarefas manuais para diversas atividades e uma delas eram as contagens. Dessa maneira, Blaise Pascal é conhecido como o inventor da calculadora, uma inovação para a época.


Entretanto, a mesma efetuava apenas somas e subtrações e funcionava para auxiliar na cobrança dos impostos. Vale lembrar que esses tipos de operações permitiam apenas o ingresso dos números e não instruções programáveis.


Logo após um período de tempo Charles Babbage que atuava como professor matemático pensou em uma máquina inovadora. Ao passo que ela fazia cálculos e seu controle era realizado por cartões.


Certamente essa calculadora analítica se parecia muito com o computador atual, embora a época não permitiu a construção dela. Pois, os equipamentos não deixavam a sua ideia ser totalmente concretizada.


Enquanto que Ada Lovelace desenvolveu os primeiros programas para a máquina e foi pioneira nessa tarefa. Além disso, ela inventou o conceito de sub-rotinas e de instruções de repetição.


Inegavelmente a contribuição dela para a informática é algo muito importante, assim como as ideias de Babbage. Porém eles estavam bem à frente da sua época e as máquinas ainda não podiam ser construídas.


A máquina de cartões perfurados


Durante o censo realizado em 1890 surgiu à máquina de Hollerith que utilizava cartões perfurados no processo. Então, essa tarefa que duraria 7 anos acabou sendo realizada em apenas 2 anos e meio.


Enquanto que as contagens e tabulações estavam presentes no aparelho que foi de grande valia no período. No ano de 1946 surgiu de fato o primeiro computador chamado de ENIAC.


O computador ENIAC


A sigla utilizada para designar o primeiro computador da história significa o seguinte:

  • Electronic;

  • Numerical;

  • Integrator;

  • And;

  • Computer.

Na tradução em português ENIAC equivale a Computador e Integrador Numérico e Eletrônico. O tamanho da máquina era gigantesco e o peso chegava na faixa das 30 toneladas.


Já a extensão era de 180 metros quadrados, sendo gastos pelo menos US$ 500 mil para seu desenvolvimento. Ao todo eram aplicados os seguintes componentes na máquina:

  • Resistores: 70 mil;

  • Válvulas: 18 mil;

  • Energia: cerca de 200 mil watts.

Pelo fato dele usar cartões perfurados e ser operado por alguns funcionários, era considerado como programável.


A Arquitetura Von Neumann


O computador começou a ganhar um formato mais bem desenhado a partir dos anos 40. Dessa forma, a arquitetura deles era composta pelas seguintes divisões:

  • Uma unidade lógica/aritmética;

  • Unidade de controle;

  • Memória;

  • Dispositivos (Entrada/Saída).

Além disso, a CPU compõem a maior parte desses itens citados acima e possui uma importância enorme. O computador mantém um tipo de processamento que inclui todos os cálculos e tarefas.


Sem dúvida, o que diferencia uma máquina de outra é a sua configuração e também a velocidade presente no processador. Vale lembrar que desde os anos 70 essas CPUs acabaram se tornando microprocessadores.


Já a memória serve para que os dados do computador fiquem armazenados por um certo período. A RAM é volátil e perde o que estiver contido nela quando a máquina é desligada.


Enquanto que o HD não é volátil e seus dados ficam armazenados mesmo quando o computador para de funcionar. E ainda temos a memória ROM que possui informações que não podem ser apagadas.


Outras partes importantes são os periféricos de entrada e saída que podem ser o mouse, teclado e a impressora. Em resumo o aparelho pode ser programado e segue as instruções corretamente.


Por fim, temos os Sistemas Operacionais e os Programas que funcionam como o software da máquina. O SO (Sistema Operacional) é quem fará o controle e administração das operações realizadas no computador.



Conclusão


Não existem dúvidas de que o computador é um aparelho fantástico e que trouxe muitas facilidades aos seus usuários. Dessa forma, a sua rapidez de processamento e as tecnologias empregadas são realmente eficazes.


Cada vez mais vão surgindo novos microcomputadores com configurações potentes e que permitem mais funcionalidades. Por certo, os benefícios que eles trouxeram para as empresas e pessoas é incontestável.


Portanto, hoje ele é quase que indispensável e consegue auxiliar em diversas tarefas trazendo ganho de tempo.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

12 visualizações

Global Conhecimentos é um website com artigos diversos que visam trazer conhecimentos aos usuários.

O objetivo principal é trazer informações e diversão para os leitores. 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram