• Cláudio Veríssimo

O que é um banco digital e quais são as vantagens dele?

Atualizado: há 12 horas

O banco digital é uma empresa que surge como uma alternativa frente aos tradicionais bancos físicos. Dessa forma, ele consegue trazer diversas vantagens e benefícios, além de agregar mais pessoas.


Como resultado disso, certas taxas acabam ficando isentas e isso faz com que a popularidade deles venha crescendo bastante. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo a respeito desses bancos.


Banco Digital (Exemplo)


Definição de Banco Digital


De uma maneira resumida o banco digital é um tipo de instituição financeira que atua na internet (online). Nesse sentido, o ambiente onde os processos ocorrem é digital, facilitando e trazendo praticidade aos usuários.


Além disso, desde o momento de abertura da conta até as transferências ou pagamentos tudo é feito digitalmente. Com isso, se torna possível criar a conta rapidamente e usufruir dos serviços disponibilizados pelo banco.


Um outro ponto bastante interessante é que os bancos digitais não mantém uma estrutura física. Desse modo, os seus custos são menores o que abre um leque para diminuição de taxas ou mesmo isenção delas.


Por certo, eles podem ser chamados também de fintechs, ou seja, companhias que utilizam a tecnologia nas finanças. Os usuários também terão a facilidade de realizar todos os processos necessários através de um aplicativo.


Para isso é só instalar o app da instituição financeira escolhida, realizar o cadastro e utilizar a funções. Contudo, para que a empresa seja realmente chamada de banco digital é necessário que tudo seja feito online.



Quais são as principais funções disponibilizadas pelo banco digital?


Cada um desses bancos oferece os seus próprios tipos de serviços e isso poderá variar. Entretanto a maioria disponibiliza um cartão de crédito/débito, uma conta totalmente digital e até mesmo empréstimos.


Na verdade o grande benefício desses bancos é justamente a isenção ou a diminuição das taxas cobradas. Ao passo que isso ajudará mais pessoas a terem a oportunidade de criar suas contas em um banco.


Vale lembrar que o Banco Central é quem realiza o processo de regulamentação e fiscalização dessas fintechs. Dessa forma, se torna necessário que a empresa siga regras específicas na categoria.


Quais são os bancos digitais mais conhecidos?


Agora que compreendemos o que é um banco digital vamos conhecer alguns deles:

  • Banco Inter;

  • C6 Bank;

  • Mercado Pago;

  • PagSeguro;

  • Nubank;

  • Entre outros.

Atualmente até mesmo alguns bancos tradicionais estão se empenhando em ingressar no meio digital. Pois, alguns processos podem ser feitos com maior rapidez na versão online e isso ajuda a poupar bastante tempo.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

Global Conhecimentos é um website com artigos diversos que visam trazer conhecimentos aos usuários.

O objetivo principal é trazer informações e diversão para os leitores. 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram