• Cláudio Veríssimo

O que é um acionista?

No mercado financeiro temos a palavra acionista que está relacionada a uma função específica. Desse modo, esse tipo de investidor tem uma certa participação em determinada empresa.


Assim, ele capta os lucros que são concedidos por esta companhia presente na bolsa de valores. Então é sobre isso que falarei neste artigo que trará muitas informações interessantes.



Dividendos de um Acionista
Dividendos de um Acionista


Definição de acionista


Um acionista é um tipo de investidor que comprou ações de uma determinada empresa. Desse modo, ele se tornou detentor de uma parte dessa companhia em questão.


Com isso, esse indivíduo terá sua importância mediante a quantidade de ações que possui. Sendo que cada ativo é uma espécie de cota de todo o capital presente na empresa.


Além disso, esse acionista ingressa como um dos sócios da organização. Ao passo que dependendo do tipo de ação poderá ou não votar nas reuniões. De fato, a grande parcela de investidores é minoritário.


Ou seja, são aqueles que costumam comprar uma pequena quantidade de papéis. Quanto ao voto, é necessário comprar as ações ordinárias para ter direito a essa tarefa.


Pois, elas recebem o código 3 logo após a nomenclatura escolhida. Enquanto que as ações preferenciais são aquelas que garantem preferência no recebimento dos dividendos.


Contudo, ambos recebem os pagamentos em JCP ou sobre os dividendos. Só que o acionista preferencial tem a vantagem de ser remunerado primeiro. Vale ressaltar que o mercado financeiro é volátil.


Então, poderá haver lucros ou prejuízos, tudo depende do momento. Por isso que é importante sempre estudar e analisar muito bem os cenários. E escolher as empresas mais sólidas.





Como os acionistas são classificados?


A fim de organizar melhor o mercado, foram feitas algumas classificações. Onde temos pelo menos 3 tipos de acionistas presentes nesse ambiente, confira:

  • Minoritário: possui um volume baixo de ações. Ele pode votar nas assembleias, porém não ajuda no rumo dos negócios.

  • Majoritário: Investidor que detém a maior parcela de ações em seu poder. E seu poder de decisão é muito maior. Muitas vezes pode ser o controlador da companhia.

  • Controlador: Pessoa que mantém mais de 50% das ações de uma determinada organização. Suas decisões acabam ficando acima das emitidas pelos outros acionistas.

Por certo, cada acionista tem um perfil escolhido diante das ações que possui. Nesse sentido, tudo depende da quantidade de papéis que ele comprou na bolsa de valores.





Como é feita a remuneração do Acionista?


Qualquer pessoa que seja tanto física ou jurídica pode participar desse processo. Já que a B3 (B3SA3) permite com que vários investidores diferentes sejam inclusos.


Dessa maneira, os pagamentos são realizados das seguintes formas:

  • JCP (Juros sobre o Capital Próprio);

  • Dividendos.

Entretanto, os resultados dependerão justamente dos lucros obtidos pelas empresas. De tal modo que os períodos poderão variar em certos momentos. Outro ponto interessante é que os ganhos estão atreladas a quantidade das ações adquiridas.


E o acionista que detém grandes quantidades terá uma remuneração muito mais elevada. Por lei, as empresas precisam conceder 25% de todos os lucros que obteve.


Essa tarefa de concessão garante uma rentabilidade aos investidores. Sendo uma ótima fonte de renda se as escolhas forem bem feitas. O ideal é sempre verificar as companhias que sejam mais sólidas. E que costumam apresentar bons resultados na bolsa de valores.


Portanto, o acionista é um investidor que aplica seu dinheiro em ações da bolsa. Onde busca receber os lucros que serão pagos mediante os dividendos ou JCPs. Sem dúvida, o melhor a fazer é ter uma carteira diversificada e com bons investimentos.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator.

Autor de mais de 4 mil artigos escritos e publicados na internet (configurados para SEO).

Favor não copiar ou reproduzir o artigo sem o consentimento do autor.

Contato para Redator Freelancer: claudio_publicitario@yahoo.com.br

3 visualizações