• Cláudio Veríssimo

O que é rentabilidade no mercado financeiro?

A rentabilidade é um dos termos mais importantes do mercado financeiro e consiste nos retornos obtidos pelo investidor. Desse modo, é interessante compreender que a escolhas dos investimentos ajudam nesse quesito.


Assim, as opções são muitas e tudo deverá ser analisado e estudado para que os resultados sejam positivos. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar alguns detalhes a respeito desse conceito.


Rentabilidade

Definição de rentabilidade


De uma maneira resumida a rentabilidade consiste em um tipo de retorno em percentual que um ativo pode render. Ou seja, seria basicamente os lucros que podem ser adquiridos mediante a um tipo de investimento específico.


Contudo, as escolhas é que irão fazer a diferença na hora de receber o dinheiro resultante dessas aplicações. Nesse sentido, temos os seguintes tipos:

Por certo, a rentabilidade pode estar atrelada ou não a um índice do mercado que ajudará na valorização dela. Com isso, temos a taxa Selic (juros) e também o CDI que trazem lucros aos investimentos.


Para que o processo consiga trazer resultados positivos o ideal é que o investidor observe análises e estude o mercado. Já que a volatilidade (oscilação) pode causar certos prejuízos em alguns momentos.


Vale lembrar que existem dois tipos de rentabilidade que são:

  • Real;

  • Nominal.

Estaremos explicando melhor sobre isso no próximo tópico que trará detalhes a respeito do termo.


O que é rentabilidade nominal e rentabilidade real?


Em primeiro lugar temos a rentabilidade real que é aquela onde a inflação é descontada no valor desse investimento. Enquanto que a rentabilidade nominal consiste em todo o valor (bruto) sem os valores de dinheiro perdidos.



A rentabilidade e os lucros de um investimento financeiro


Em relação aos lucros da rentabilidade é importante entender que é preciso analisar alguns aspectos. Nesse caso temos os impostos, a inflação e todas as taxas que podem impactar diretamente nos lucros.


Então para verificar se o resultado foi positivo ao aplicar o dinheiro é necessário observar todas essas variáveis. Dessa forma, somente após descontá-las é que será possível definir a lucratividade.


Vale lembrar que todos os impostos e taxas de um certo investimento precisam ser pagos corretamente. E tudo isso terá de ser observado antes do processo de aplicação do dinheiro em um certo ativo do mercado.


Quais são os cálculos que devem ser levados em conta?


Logo após o investidor decidir que realmente irá realizar um investimento ele terá que observar certos cálculos, confira:

A renda variável apresenta uma rentabilidade que não pode ser prevista, pois tudo dependerá do andamento do mercado. Por esse motivo a renda fixa é ideal para as pessoas que estejam começando a investir.


Por fim temos os índices que compõem o mercado financeiro, são eles:

  • Ibovespa: principal da bolsa de valores B3 (B3SA3);

  • Ifix: voltado para as cotas dos Fundos Imobiliários (FIIs);

  • CDI: negociações realizadas entre duas instituições financeiras (bancos) através da taxa de juros.


Posso conseguir rentabilidade no mercado financeiro?


Sem dúvida é possível conseguir rentabilidade através do mercado financeiro, porém as escolhas devem ser corretas. Dessa maneira, observe o seu perfil de investidor e defina quais são os melhores ativos para a sua carteira.


Portanto, o investidor deverá manter a cautela e analisar bastante antes de realizar alguns tipos de investimentos. Inicialmente o ideal é que ele busque a renda fixa para começar essa jornada financeira.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

2 visualizações

Global Conhecimentos é um website com artigos diversos que visam trazer conhecimentos aos usuários.

O objetivo principal é trazer informações e diversão para os leitores. 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram