• Cláudio Veríssimo

O que é renda variável?

A renda variável é um tipo de investimento que está presente na bolsa de valores B3 (B3SA3). Dessa forma, essa aplicação visa à obtenção de lucros através dos ativos escolhidos pelo investidor.


Assim, não é possível definir os valores que serão pagos, pois isso é o que a diferencia da renda fixa. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar o que vem a ser renda variável.


O que é renda variável

Definição de Renda Variável


Basicamente a renda variável é uma das modalidades presentes na bolsa de valores aqui no Brasil. Desse modo, esses ativos não possuem rentabilidade fixa no momento em que são adquiridos pelos investidores.


Nesse sentido, é possível tanto ganhar muito dinheiro quanto obter prejuízos de acordo com a volatilidade. Para quem não sabe, a volatilidade é a oscilação que acontece no mercado financeiro.


De fato, a renda variável apresenta as seguintes categorias:

Vale lembrar que os riscos são bem maiores nesse tipo de investimento, embora em pouco tempo possa trazer resultados positivos. Entretanto, é importante conhecer o seu perfil de investidor antes de investir.


Pois, é possível ganhar muito dinheiro através das escolhas certas, porém os prejuízos também podem ser bem altos. Aos investidores conservadores e iniciantes a renda fixa é bem melhor.


Já que os valores são fixados no momento da compra do título, sendo mais seguros que a renda variável. Enquanto que os perfis de investidores mais arrojados/agressivos preferem ativos mais arriscados, tais como as ações.


Quais são as principais categorias presentes na renda variável?


A renda variável comporta as seguintes categorias de ativos:

  • Ações;

  • Câmbio (moeda);

  • Ouro (commodities);

  • Derivativos.




Ações


Sem dúvida, a principal modalidade que está presente na bolsa de valores são as ações. Esses investimentos são partes de uma determinada empresa que podem ser compradas pelos investidores.


Assim, a pessoa que adquire esses papéis se torna sócia e acionista da companhia em questão. Como resultado disso é possível adquirir as ações por um valor e vendê-las futuramente por preços diferentes.


Além disso, elas podem pagar dividendos (parte dos lucros) aos acionistas que fazem parte do grupo. Contudo, os ganhos não são garantidos, pois tudo depende do andamento do mercado e da bolsa de valores.


Moedas (câmbio)


O câmbio é um outro tipo de investimentos bastante comum e que faz parte da renda variável. Dessa maneira, os riscos acabam sendo grandes devido as oscilações que podem ocorrer e que são maiores que das ações.


Embora haja chances boas de lucros, os prejuízos também poderão ser bem altos dependendo do mercado.

Ouro


Uma das commodities mais conhecidas e que pode ser adquirida é o ouro que ajuda a proteger o patrimônio. Por certo, quando ocorrem crises, o ouro pode ser uma boa escolha para evitar perder dinheiro.


Devido ao fato de que ele é um bem precioso e mais escasso, ele acaba não sendo tão pressionado.


Vale a pena investir em renda variável?


Em conclusão a tudo que vimos até aqui é possível perceber que a renda variável é interessante. Pois esse tipo de investimento consegue trazer bons lucros, embora os prejuízos sejam possíveis.


Assim, o ideal é que o investidor realize escolhas que sejam adequadas ao seu perfil e esteja ciente disso. Caso seja iniciante no mercado financeiro é importante observar as análises e estudar bastante.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

4 visualizações

Global Conhecimentos é um website com artigos diversos que visam trazer conhecimentos aos usuários.

O objetivo principal é trazer informações e diversão para os leitores. 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram