• Cláudio Veríssimo

O que é liquidez e como isso funciona no mercado financeiro?

A Liquidez é um termo presente no mercado financeiro que possui uma grande importância nas negociações. Pois, ela é quem garantirá ao investidor a possibilidade de resgatar seu dinheiro quando for necessário.


Assim, aprender sobre esse conceito traz novas possibilidades e faz com que as escolhas dos investimentos sejam corretas. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar informações sobre a liquidez.


Liquidez nos investimentos

Definição de Liquidez


Ao ingressar no mercado financeiro e na bolsa de valores os investidores irão se deparar com diversos termos. Nesse sentido, temos a liquidez que é um deles e sua utilidade ajuda a valorizar certos ativos.


Desse modo, esse conceito em questão nada mais é do que a conversão dos valores e lucros em dinheiro. Ou seja, o investidor poderá resgatar os ganhos no momento em que ele quiser, dependendo do investimento escolhido.


Por certo, a Liquidez possibilitará a retirada do dinheiro quando for necessário e isso é bastante vantajoso. Já que certos ativos demoram bastante para trazer rendimentos e esperar o longo prazo pode ser complicado.


Então o que realiza a medição da liquidez é justamente o momento em que se torna possível obter o dinheiro. No Tesouro Selic, por exemplo, os valores podem ser obtidos rapidamente e o valor será creditado na conta.


Enquanto que nos Fundos Imobiliários o processo será mais demorado devido a necessidade de esperar os aluguéis ou a venda. Com isso, as escolhas fazem toda a diferença na hora de buscar rentabilidade no mercado.



O que é liquidez diária e quais são as suas vantagens?


De uma maneira resumida a liquidez diária é aquela em que o dinheiro cairá na conta em até 24 horas. Dessa maneira, o processo é bem rápido e permite ao investidor contar com o dinheiro quando ele precisar.


Além disso, temos pelo menos dois tipos de investimentos que são enquadrados nessa categoria, confira:

  • Tesouro Selic;

  • CDBs com prazo mais curto.

Vale lembrar que geralmente eles tendem a render 100% do valor apresentado pelo CDI (índice). Ao passo que os ganhos são bons e superam a poupança que a muito tempo deixou de ser rentável.


Portanto, o ideal é que os investidores observem o andamento do mercado financeiro e busquem investimentos com maior liquidez. Em caso de dúvida peça ajuda aos analistas ou aos profissionais da área.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

2 visualizações

Global Conhecimentos é um website com artigos diversos que visam trazer conhecimentos aos usuários.

O objetivo principal é trazer informações e diversão para os leitores. 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram