• Cláudio Veríssimo

O que é Empreendedorismo?

Atualizado: 22 de Out de 2020

O termo Empreendedorismo tem se fortalecido bastante no período atual e por isso é importante conhecê-lo. Dessa maneira, algumas pessoas possuem o perfil empreendedor que garante o surgimento de grandes inovações.


Assim, entender o conceito e compreender a sua importância é imprescindível e isso ajuda na expansão da categoria. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo a respeito dessa modalidade.


Empresária criando um Projeto
Empresária criando um Projeto

Definição de Empreendedorismo


Em resumo existem certos pontos que indicam que uma pessoa possui os requisitos básicos para esse perfil. Dessa maneira, o Empreendedorismo é uma característica apresentada por esses indivíduos.


Ao passo que eles são capazes de desempenhas as seguintes funções:

  • Identificam certos problemas;

  • Captam as oportunidades;

  • Elaboram soluções;

  • Realizam investimentos necessários;

  • Fabricam/criam um método que resolva esses problemas.

Consequentemente eles conseguem trazer benefícios à sociedade e ainda ajudam a melhorar o ambiente em que vivem. Além disso, ele está sempre inovando e buscando soluções que possam agregar positivamente.


Dessa forma, esse tipo de profissional consegue captar as necessidades e criam métodos que resultem em benefícios. Veja o que um empreendedor pode fazer pela sociedade:

  • Criar algo novo (inovação);

  • Trazer novos modos para a produção/comercialização de algo;

  • Elaborar um novo negócio.

Estima-se que uma parcela de pelo menos 38% da população brasileira esteja inserida nessa categoria. Com isso temos ao menos 52 milhões de pessoas que possuem um negócio próprio e são consideradas empreendedores.



O que um empreendedor realmente faz?


Embora já tenhamos explicado o básico do que é o empreendedorismo é interessante continuarmos a entender a modalidade. Pois, essas pessoas conseguem observar as oportunidades que estão a sua frente.


Assim, ela consegue “pensar fora da caixa” e utiliza a sua inovação para efetuar mudanças na sociedade. Geralmente durante as crises, essas pessoas apresentam ideias que ajudam a contornar as dificuldades.


Estima-se que quase 62% das pessoas que atuam como empreendedores identificaram oportunidades relevantes. Embora essa porcentagem tenha diminuído um pouco nos tempos atuais.


Quais são as características principais de um empreendedor?


A fim de conhecer melhor o perfil empreendedor vamos observar algumas das características dele:

  • Persistente;

  • Confiante;

  • Otimista;

  • Corajoso;

  • Visionário.

Por certo, essas características ajudam a identificar esse profissional, porém isso é somente uma parte do processo. Já que é necessário ter um projeto de sucesso, planejar e manter um plano de negócios.


Portanto, o ramo do empreendedorismo é fundamental para que o mundo continue cada vez mais inovador. Com isso, esse é um setor que vem crescendo bastante e a tendência de uma maior amplitude.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

13 visualizações