• Cláudio Veríssimo

O que é CDI?

O conceito de CDI é amplamente utilizado no mercado financeiro. Já que o mesmo se trata de uma modalidade realizada entre duas instituições. Onde os empréstimos são o que regem todo o processo.


Assim, é interessante entender o que significa essa sigla e qual a sua importância. Pensando nisso elaborei este artigo que explica como tudo isso realmente funciona.



CDI - Índice de Referência
CDI - Índice de Referência


Definição de CDI


Essa sigla chamada de CDI (Certificado de Depósito Bancário) consiste em títulos específicos. Nesse sentido, as instituições financeiras tais como os bancos é que fazem a sua emissão.


Além disso, esse processo funciona como empréstimos que são realizados entre si. Ou seja, um banco concede valores ao outro para lhe ajudar a seguir com seus propósitos.


Vale ressaltar que o CDI costuma ser feito bem rapidamente. Ao passo que as regras impostas pelo Banco Central (BC) devem ser seguidas. Pois, os fechamentos dos bancos são diários e o saldo precisa ser positivo.


Caso os saques estejam acima do limite esperado esse empréstimo será necessário. De tal maneira que a outra instituição bancária concede o valor do auxílio.




Como o CDI funciona?


Agora que você já compreendeu o conceito da sigla vamos entender seu funcionamento. Em resumo, o processo seria o seguinte:

  • Caso a quantidade de saques supere os depósitos;

  • O saldo apresentado pelo banco se mostrará negativo;

  • Nisso, é efetuado o pedido de um empréstimo;

  • Então, a outra instituição acata o pedido e auxilia o banco;

  • O caixa volta a ficar em um nível positivo;

  • O CDI é emitido para que esse processo possa ser realizado;

  • Com isso, são cumpridas todas as obrigações necessárias.

Além disso, os correntistas contam com uma proteção a mais. Uma vez que os bancos irão honrar os seus compromissos. E isso é importante para todos que estão envolvidos neste tipo de processo.



O CDI nos investimentos


Nos investimentos o CDI atua como um índice de referência. Onde sua oscilação no mercado modifica a rentabilidade dos investidores. Nisso, temos algumas modalidades que utilizam ele para melhorar os rendimentos.


De fato, certos investimentos atrelados a ele podem tentar superar ou apenas igualar seu resultado. Por certo, isso impacta diretamente no resultado final que o investidor poderá obter.


Geralmente os bancos digitais e alguns ativos possuem esse índice em seus negócios. Sendo que o CDI e sua volatilidade define qual a rentabilidade será apresentada no momento.




Principais vantagens e desvantagens do CDI


O principal ponto positivo é contar com rendimentos acima dos 100%. Entretanto, depende do tipo de investimento e da oscilação do mercado. Enquanto que essa taxa não costuma variar de forma tão rápida.


Para quem está buscando uma certeira mais diversificada pode ser uma boa opção. Agora as desvantagens são a ausência de um Fundo Garantidor de Crédito.


Ou seja, do FGC que protege o dinheiro aplicado pelo investidor. E o fato de que é necessário o pagamento do Imposto de renda (alguns deles). Vale ressaltar que os recebimentos também podem demorar.



Conclusão


O CDI funciona como um empréstimo feito entre os bancos. Assim, eles conseguem terminar o dia com um saldo positivo. Desse modo, todas as obrigações deles podem ser cumpridas de maneira mais tranquila.


E os investidores podem contar com rendimentos que estiverem atrelados ao índice em questão. É importante observar cada modalidade presente na categoria.


Para que a escolha seja a mais adequada possível e garanta bons resultados. Além disso, uma carteira de investimentos diversificada é sempre muito mais eficiente. Portanto, inclua alguns ativos que estejam relacionados ao CDI. Só que não esqueça que investir pode acarretar em ganhos ou prejuízos.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator.

Autor de mais de 3 mil artigos escritos e publicados na internet (configurados para SEO).


Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.


Contato para Redator Freelancer: claudio_publicitario@yahoo.com.br


2 visualizações