top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que é CDB (investimentos)?

O CDB é um tipo de investimento que está presente no mercado financeiro. Com isso, você pode conseguir rentabilidade ao aplicar seu dinheiro buscando rentabilidade futura.


Assim, saiba que essa modalidade pode trazer ganhos consideráveis e isso é muito bom. Então continue a leitura do artigo onde falamos sobre a categoria e de suas vantagens.


CDB (Investimentos)

Definição de CDB


Em resumo, saiba que o CDB é um investimento que está relacionado à renda fixa. Dessa forma, o significado da sigla é Certificado de Depósito Bancário). O que indica que os bancos participam da operação em questão.


Além disso, entenda que o CDB são opções muito interessantes frente à caderneta de poupança. Ao passo que você estará fazendo um empréstimo para alguma instituição financeira.


De tal modo que esse banco poderá pagar suas dívidas e realizar as atividades diárias. Sem que fique com nenhum prejuízo, já que isso não pode acontecer de maneira nenhuma.

Assim, o investidor faz esse empréstimo e recebe o dinheiro com juros no futuro. Ou seja, durante certo período, o seu dinheiro estará trabalhando e recebendo lucros.


Por certo, esteja ciente de que esse dinheiro do CDB ajuda na obtenção de recursos. Que permitem com que o banco conceda empréstimos para outros usuários. Então, você pode optar por essa modalidade de investimento, buscando rendimentos em dinheiro.



Como funciona o CDB?


Conforme foi citado anteriormente, o funcionamento deste investimento é bastante simples. Uma vez que ele está atrelado à categoria da renda fixa. Que apresenta riscos mais baixos, porém os lucros não são tão elevados.


De fato, você deve saber que essa modalidade é muito segura. E seu funcionamento consiste na emissão de títulos. Dessa maneira, um banco disponibiliza seu CDB visando captar dinheiro.


Vale destacar que ele apresenta o FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Que protege o dinheiro que o investidor aplicou, evitando prejuízos. O limite chega na faixa dos R$ 250 mil (pessoa física ou jurídica).


Para os investidores que investem a longo prazo, ele pode ser interessante. Já que sua rentabilidade pode ser alta e isso é muito bom. Pois, você pode contar com essa modalidade de renda fixa em sua carteira.



Quais são os tipos de CDBs disponíveis?


Temos dois tipos de CDBs que podem ser encontrados no mercado financeiro. O primeiro deles são os pré-fixados que consistem no cálculo antecipado dos ganhos.


Ou seja, você saberá exatamente quanto receberá através de uma taxa definida. Enquanto que o CDB pós-fixado costuma ser o mais utilizado no mercado e não tem previsibilidade.


Uma vez que o investidor conhece apenas o indicador desde que realiza a aplicação. Assim, os retornos não são previstos e haverá um dinamismo nos possíveis ganhos.


Desse modo, saiba que é possível lucrar um pouco mais. Tudo depende justamente do andamento do mercado e da sua volatilidade. Geralmente o CDI é o principal índice que é utilizado na renda fixa.



Conclusão


O CDB é um investimento interessante e que pode trazer bons rendimentos. Por esse motivo, muitos investidores estão aplicando seu dinheiro na renda fixa.


Por certo, você pode conseguir rentabilidade e a liquidez costuma ser interessante. A segurança e os riscos menores são outro ponto positivo para atrair os investidores.


Embora o mercado financeiro seja arriscado, os lucros podem ser obtidos. E isso é ótimo para quem pretende construir um patrimônio. Portanto, você deve estudar e analisar quais são os melhores investimentos atuais. Assim, poderá compor uma carteira que consiga valores favoráveis.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator.

Autor de mais de 4 mil artigos escritos e publicados na internet (configurados para SEO).

Site: https://www.globalconhecimentos.com/

Favor não copiar ou reproduzir o artigo sem o consentimento do autor.

Contato para Redator Freelancer: claudio_publicitario@yahoo.com.br

10 visualizações
bottom of page