top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que é Caderneta de Poupança e para que ela serve?

Atualizado: 21 de out. de 2020

Em meio a tantos investimentos presentes no mercado financeiro um dos mais conhecidos é a caderneta de poupança. Certamente a maioria das pessoas já ouviu falar sobre essa modalidade que é muito comum no país.


Dessa maneira, ela se tornou um local seguro para deixar o dinheiro rendendo por um bom período de tempo. Então é sobre isso que falaremos nesse artigo e saberemos também se os rendimentos da poupança são bons ou não.


Caderneta de Poupança
Caderneta de Poupança

Definição de Caderneta de Poupança


Basicamente a Caderneta de Poupança é uma espécie de conta bancária onde os investidores guardam seu dinheiro. Além disso, ele ganhará um certo percentual sobre esse valor durante o período de investimento.


Devido ao fato de que a liquidez (possibilidade de obter o dinheiro) ser maior isso se tornou uma grande vantagem. Ao passo que esse é um dos tipos de investimentos mais utilizados pelos brasileiros.


Ao todo são pelo menos 158 milhões de pessoas ou cerca de 75% da população do país presente nessa modalidade. Embora pareça ser um bom negócio os rendimentos e a valorização atual tem sido muito baixos.


Então é importante buscar novos investimentos que possam render bem mais do que a própria caderneta de poupança. Vale lembrar que ela apresenta certas vantagens como transferências TED/DOC e a liquidez.


Entretanto atualmente os outros tipos de investimentos do mercado tem conseguido superar a poupança. Nisso se faz importante observar qual o melhor caminho para gerar uma rentabilidade maior.



Quais são as vantagens e desvantagens da Caderneta de Poupança?


Agora que já entendemos o que é a poupança e como ela funciona é interessante conhecer as vantagens e desvantagens. Sem dúvida isso fará toda a diferença na escolha de onde aplicar o dinheiro com eficiência.


Assim, vamos conferir as principais vantagens dela:

  • Liquidez: resgatar o dinheiro quando o investidor necessitar;

  • Imposto de Renda Isento: não é efetuada a cobrança desse imposto aos investidores da modalidade;

  • IOF isento: também não é necessário pagar o Imposto Sobre Transações Financeiras);

  • Fundo Garantidor de Crédito: tipo de proteção caso a instituição financeira acabe falindo.

Já as desvantagens também estão presentes na caderneta de poupança e precisam ser analisadas, confira:

  • Rentabilidade muito baixa: é um investimento que tem rendido cada vez menos, sendo trocado por outras aplicações financeiras;

  • Rende apenas de 30 em 30 dias: é necessário esperar o período adequado para que ela possa realmente render.

Portanto, a poupança é um tipo de investimento seguro, porém sua rentabilidade não tem sido das melhores. Consequentemente o investidor deverá estar atento a tudo isso para não perder dinheiro.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

7 visualizações
bottom of page