top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que é Business to Consumer?

Atualizado: 23 de abr. de 2021

No mercado existe outro conceito muito importante que se chama Business to Consumer e que consiste em negociações. Desse modo, ele é aplicado por uma empresa que visa realizar vendas ao cliente final.


Assim, o termo em questão nada mais é do que um modelo de negócio voltado para essa tarefa. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo que trará diversas informações a respeito do assunto.


Business to consumer (B2C)
Business to consumer (B2C)


Definição de Business to Consumer


No outro artigo nós falamos sobre o conceito chamado de Business to Business que envolve duas empresas realizando negociações. Agora vamos falar sobre o Business to Consumer que apresenta algumas diferenças.


Nesse sentido, saiba que o B2C como é conhecido consiste na venda direta dos produtos ou serviços aos clientes. Ou seja, o consumidor será aquela pessoa física que busca algo em uma determinada empresa.


Ao passo que esse tipo de modelo de negociação é amplamente utilizado no mercado e em diversas categorias diferentes. Nos próximos tópicos estaremos explicando melhor o funcionamento do Business to Consumer.




Qual é o método de funcionamento do Business to Consumer?


Entender esse conceito e o seu modo de funcionamento é bem simples, já que não existem segredos. Dessa forma, você precisa entender que uma empresa busca maneiras de atender os seus clientes da melhor maneira possível.


Como resultado disso, o foco está direcionado justamente nos consumidores e para isso algumas ações são realizadas. Por certo, as empresas podem criar métodos para obter vendas e podem usar promoções para isso.


Sem dúvida, tanto as lojas físicas quanto as virtuais (online) podem aplicar esse método com eficiência. Para isso é necessário conhecer muito bem o seu cliente e entender qual é a necessidade que ele apresenta.


Vamos observar alguns exemplos de áreas que utilizam esse conceito em sua composição:

  • Setor de varejo: mercados, comércios ou mesmo as lojas;

  • Prestações de serviços: que mantenham o foco no cliente;

  • Ramo de alimentação: pontos de vendas ou restaurantes.




Diferenças entre o Business to Business e o Business to Consumer


Primeiramente podemos destacar que o Business to Business consiste em negociações feitas entre as empresas. Enquanto que o Business to Consumer tem como objetivo os consumidores pessoas físicas.


Assim, a principal diferença é justamente o público-alvo dos produtos ou dos serviços disponibilizados. Dessa maneira, entenda que o B2B envolve valores maiores por se tratar de empresas realizando o processo.


Já o B2C possui um plano de marketing que visa atrair os clientes e converter isso em vendas. Consequentemente o que a companhia pretende é fazer com que o cliente se interesse e efetue a compra.


Portanto, o Business to Consumer é de extrema importância no mercado e tem como foco o cliente. Como resultado disso as empresas conseguem realizar vendas com muito mais sucesso e eficiência.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".


Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

10 visualizações
bottom of page