top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que é Business to Business?

Atualizado: 25 de abr. de 2021

O conceito de Business to Business é amplamente utilizado no ramo executivo e possui grande importância. Dessa forma, esse é um tipo de negociação que é realizado entre as próprias empresas.


Assim, entender esse modelo de negócio é a melhor maneira de melhorar a sua visão empresarial. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo que trará diversas informações a respeito do assunto.


Business to Business (B2B)
Business to Business (B2B)

Definição de Business to Business


De uma forma bastante resumida temos que o Business to Business é um tipo de modelo de negociação. Dessa maneira, ele tem como objetivo atender uma outra empresa que seria no caso a sua cliente.


A sigla desse termo é chamada de B2B e a palavra Business quer dizer negócio ao traduzi-lo para o português. Entretanto, todos os processos são feitos entre as duas companhias e não envolvem os consumidores.


Ao passo que no business to business são realizadas ofertas tanto de produtos quanto dos serviços para as duas empresas. Agora se estivéssemos falando de clientes pessoa física o conceito seria outro.


Ou seja, teríamos o chamado business to consumer que efetua vendas diretas ao consumidor do produto/serviço. Embora pareça algo complicado, basta apenas entender que o que muda nos dois termos é o cliente.




Como funciona o B2B?


Por certo, o Business to Business é comum e consegue gerar negociações muito mais elevadas. Pois, estamos falando de processos que envolvem muito mais dinheiro, já que são duas empresas negociando.


Vale lembrar que a complexidade será muito maior devido ao fato de que haverá muitas pessoas para convencer. Uma vez que a empresa conta com diversos funcionários que decidem sobre o produto ou serviço.


Confira quais são os setores que mais utilizam o B2B:

  • Atacadistas;

  • Indústrias;

  • Terceirizadas;

  • Revendedores e Distribuidores.


Com isso, o business to business pode ser aplicado em diversos ramos diferentes e trabalhar com muitos produtos. Além disso, saiba que várias áreas de uma companhia devem manter o foco no B2B.


Veja alguns exemplos:

  • Assessorias e Consultorias;

  • Marketing;

  • Escritórios (engenharia);

  • Entre outros.


Portanto, o business to business tem se demonstrado muito importante no mercado e traz muitas vantagens. Assim, as empresas conseguem melhorar as suas negociações e os resultados são muito mais positivos.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator.

Autor de mais de 3 mil artigos escritos e publicados na internet (configurados para SEO).

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

Contato para Redator Freelancer: claudio_publicitario@yahoo.com.br


Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

10 visualizações
bottom of page