top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que é Backup e para que ele serve?

Atualizado: 11 de dez. de 2020

O termo Backup é amplamente utilizado no ramo da informática e sua importância é altíssima. Pois, ele garante a integridade dos dados e arquivos que estão contidos em um computador.


Assim, realizar esse processo evita muitos problemas, já que a máquina pode falhar em algum momento. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo que trará diversas informações desse conceito.


Backup de um Computador
Backup de um Computador

Definição de Backup


De forma bastante fácil de entender, o backup nada mais é do que efetuar a cópia de arquivos ou pastas. Nesse sentido, o usuário realiza a cópia desses dados para evitar que eles possam ser perdidos.


Além disso, o HD (Disco Rígido) pode ser copiado para esse outro local que permita o armazenamento das informações. Imagine a seguinte situação e entenda a importância dessa tarefa:

  • A pessoa tem muitos arquivos e fotos em seu computador;

  • Porém não copiou nenhum desses dados para mídias ou componentes externos;

  • Com isso ele não realizou nenhum backup dos dados;

  • Então o Sistema Operacional apresenta um problema e ele não consegue acessar o software;

  • Consequentemente ele pode perder os arquivos e isso não seria nada legal.

Desse modo, a melhor maneira para evitar esses problemas seria ter feito um backup de segurança. Ou seja, pegar essas informações e passar elas para algum dispositivo, que poderiam ser os seguintes itens:

  • Pen drive;

  • HD Externo;

  • CD ou DVD;

  • Entre outros.

Certamente se o usuário do computador tivesse feito esse processo ele teria de consertar apenas o Sistema Operacional. Enquanto que os dados poderiam ser incluídos na máquina novamente assim que o problema fosse solucionado.



O servidor que serve para backup de dados


O backup pode ser realizado em servidores especializados que servem para armazenar essas informações. Com isso, ele pode guardar documentos e arquivos dos computadores com maior segurança.


Enquanto que posteriormente as máquinas ligadas na rede poderão acessar esses dados quando for necessário. Ou seja, ele armazena e também retorna o que for solicitado pelo usuário do sistema.


Sem dúvida o primeiro critério antes de utilizar um servidor é justamente analisar a segurança fornecida por ele. Já que as informações precisam estar guardadas corretamente para evitar problemas posteriores.


Portanto, o processo de backup é fundamental para todos os usuário de um computador. E isso inclui também as empresas e companhias que também necessitam realizar esse processo.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".


Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

16 visualizações
bottom of page