top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O que é a bolsa de valores?

Atualizado: 21 de out. de 2020

Esse ambiente de negociação chamado de bolsa de valores é um local que permite a compra e venda de ativos. Dessa maneira, ela é quem possibilita com que os investidores possam obter rentabilidade.


Assim, sua importância é muito grande aqui no país, o que lhe torna uma das mais buscadas pelos acionistas. Veja o nosso artigo e entenda o que é a B3 (B3SA3) e como ela funciona no mercado financeiro.


Bolsa de Valores Gráfico no Papel
Bolsa de Valores Gráfico no Papel

Definição de Bolsa de Valores


A bolsa de valores é basicamente um ambiente que permite a negociação de ações, commodities e alguns títulos. Dessa forma, ela atua como um local onde são feitas as compras e as vendas dos ativos em questão.


Nesse sentido, os investidores podem buscar rentabilidade através da compra de ações e construir assim um patrimônio. Contudo, isso não é um jogo, podendo haver prejuízos caso as mesmas venham a decair.


Além disso, a bolsa de valores tem um código próprio que é o B3SA3 que identifica os seus ativos. Enquanto que o seu índice principal é o Ibovespa que pode ser identificado como IBOV.


Então de uma maneira mais resumida a bolsa é um lugar para que os investidores realizem negociações de ativos. Como resultado eles almejam lucros que possam lhe ajudar a conseguir mais dinheiro.


Como a bolsa de valores funciona?


De uma forma bem simples de entender a bolsa de valores funciona como um ambiente de negociação. Onde os investidores que desejam realizar negociações mantém um espaço para realizar essa tarefa.


Por certo, existe toda uma estrutura especializada para que isso possa ocorrer de uma maneira prática e segura. Enquanto que as ações são o ativo mais utilizado nas negociações e se enquadram na renda variável.


Ao adquiri-las o acionista estará ingressando na empresa como um sócio que detém uma fração da mesma. Contudo é importante saber que para poder ingressar na bolsa é necessário uma corretora.


Pois, ela é quem permitirá com que o investidor tenha acesso ao ambiente e que possa participar do processo. Em relação às ações presentes na bolsa é importante saber que elas representam uma parte da empresa.


Com isso, o acionista poderá optar pela compra das ações ordinárias ou mesmo das preferenciais. Tudo dependerá justamente do que ele espera de resultado mediante essa aquisição.



Vantagens e desvantagens da bolsa de valores


A bolsa de valores traz diversas vantagens que podem ser de grande valia, são elas:

  • É possível realizar as operações em casa;

  • Chances de conseguir lucros e dividendos;

  • Não necessita de muito dinheiro para ingressar;

  • Chance de ser sócio da empresa.

Entretanto existem algumas desvantagens que não podem ser desprezadas:

  • Poderá haver prejuízos em dinheiro;

  • Volatilidade do mercado;

  • Requer estudo e análise.

Portanto, o ideal é se familiarizar com o ambiente para não perder dinheiro e estudar o mercado é fundamental. A bolsa de valores traz grandes possibilidades para quem está sempre se atualizando.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

3 visualizações
bottom of page