top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O Personagem Super Mario da Nintendo

Atualizado: 11 de dez. de 2020

Super Mario é um dos maiores ícones dos games e faz muito sucesso até os dias de hoje. Desse modo, ele é muito querido pelos fãs e se tornou protagonista de muitos jogos desenvolvidos pela Nintendo.


Assim, o personagem e mascote da empresa está sempre buscando salvar a princesa Peach do vilão Bowser. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo especial a respeito desse querido herói.


O Personagem Super Mario da Nintendo
O Personagem Super Mario da Nintendo


Definição do personagem Super Mario


Mario é um personagem fictício que foi criado por Shigeru Miyamoto para ser incluído em jogos eletrônicos. Dessa maneira, a Nintendo lhe concedeu o papel de mascote da empresa e o resultado foi um verdadeiro sucesso.


Ao todo são mais de 200 títulos onde ele é personagem principal ou somente aparece em algum local do game. Além disso, Mario tem como características o seu bigode, um chapéu vermelho e um macacão azul.


Enquanto que ele é um encanador e a nacionalidade escolhida para o personagem é a Italiana. Seus amigos principais são o seu irmão Luigi, o dinossauro Yoshi, a Princesa Peach e o Cogumelo Toad.


Basicamente seu objetivo é sempre resgatar a princesa Peach das mãos do vilão Bowser e de seus aliados. O que muita gente não sabe é que o Mario apareceu nos games bem antes da série Super Mario.



História do Super Mario nos games


O primeiro jogo onde o personagem apareceu foi o game Donkey Kong que foi lançado em 1981 para arcade. Nesse sentido, o protagonista é chamado de Jumpman e apresenta as mesmas características do Mario atual.


Consequentemente ele foi renomeado e passou a fazer grande sucesso nos jogos desenvolvidos pela Nintendo. Já no ano de 1986 foi lançado o jogo Super Mario Bros: The Lost Levels que conta com o personagem.


Na sequência temos Super Mario Bros. 2 que chegou ao mercado em 1988 e que tinha muitos elementos nos cenários. Ao passo que Mario precisava derrotar muitos inimigos e passar por fases bem difíceis no game.


Também no ano de 1988 surgiu Super Mario Bros. 3 com excelente jogabilidade e sendo considerado um dos melhores. Em meados de 1990 surge então o grande sucesso Super Mario World que dispensa comentários.


Pois, o jogo possui 96 fases, diversos inimigos, habilidades e power-ups que garantem muitos desafios ao jogador. Além disso, existem muitas passagens secretas e atalhos que permitem chegar até o Bowser.


Já em 1996 surge o jogo Super Mario 64 que foi lançado exclusivamente para o Nintendo 64. Dessa maneira, a construção do jogo foi feita em ambiente 3D e isso foi muito bem aceito pelos gamers.


Posteriormente surgiram outros jogos, confira a lista:


· New Super Mario Bros: 2006;

· New Super Mario Bros 2: 2012;

· Super Mario 3D World: 2013;

· Super Mario Maker: 2015;

· Super Mario Odyssey: 2017.


Curiosidades do personagem Mario da Nintendo


Vamos conferir algumas curiosidades a respeito do personagem Mario:

  • Estreou nos games em 1981 no jogo de árcade Donkey Kong;

  • Inicialmente seu nome era Jumpman;

  • Teve várias profissões nos games, tais como encanador, técnico e até carpinteiro;

  • Suas características principais foram elaboradas da forma mais simplificada possível;

  • No jogo Super Mario RPG do Snes o personagem Link (da série Zelda) aparece em uma das casas do game.

Portanto esse querido personagem fez a alegria de muitos jogadores e sempre está presente em grande jogos. Certamente a Nintendo e o criador do personagem Shigeru Miyamoto estão de parabéns.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".


Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

23 visualizações
bottom of page