top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

O computador Macintosh

Atualizado: 21 de out. de 2020

O Macintosh é um computador que revolucionou a história da informática e foi fabricado pela empresa Apple. Desse modo, ele acabou se tornando a primeira máquina pessoal que popularizou a parte gráfica do sistema.


Assim, esse PC foi sendo aprimorado com o passar do tempo e a sua tecnologia foi ampliada. Então vamos saber mais informações a respeito desse computador e conhecer a história dele.

Computador Macintosh
Computador Macintosh


O começo da história do Macintosh


A empresa Apple estava em ascensão durante os anos 70, embora o seu mercado ainda fosse um pouco restrito. Dessa maneira, surgiram os computadores nomeados como Apple I e II.


Contudo, ainda era necessário a criação de uma nova máquina que pudesse ajudar na valorização da marca. Nesse sentido, foi elaborado um computador chamado de Lisa que mantinha a melhor tecnologia da época.


Entretanto com seu lançamento sendo feito no ano de 1983 o resultado não foi o esperado. Já que o preço era bem alto e mesmo com um bom design e algumas funcionalidades o projeto não agradou.


Enquanto isso um outro computador estava sendo elaborado e o mesmo viria a se chamar Macintosh. O desenvolvimento dele havia sido iniciado no ano de 1979 e consistia em uma máquina barata e descomplicada.


Quem estava liderando esse novo projeto era Jef Raskin e então Steve Jobs se interessou pelo produto. Porém no ano de 1981 a IBM lançou o seu PC que fez um grande sucesso no mercado.


O Macintosh é lançado


No ano de 1984 (janeiro) foi realizado o lançamento do Macintosh que continha uma interface gráfica, teclado e um mouse. Inicialmente os gráficos eram em preto e branco e era utilizado o Sistema Operacional System 1.


Posteriormente esse SO passou a se chamado de Mac OS e foi sendo aprimorado com o passar do tempo. Algumas características apresentadas pelo Macintosh foram as seguintes:

  • O hardware e o preço eram baixos;

  • Processador: Motorola 68000;

  • Preço: US$ 2495;

  • Memória: 128 KB.

Além disso, os programas que usavam linha de comando tiveram que ser adaptados, o que não foi bem visto pelos desenvolvedores. Contudo, esse computador foi revolucionário e se tornou uma referência.



O processador PowerPC do Macintosh


Em meados dos anos 1990 a empresa Apple fez uma parceria com a IBM e a Motorola. Ao passo que foram fabricados os processadores PowerPC que continham um tipo de arquitetura chamada de RISC.


Então no ano de 1994 começou a ser criado o Macintosh que utilizava o PowerPC em sua estrutura. Entretanto, devido ao fato de que o processador era incompatível com o 68000 foi necessário reescrever as aplicações.


Posteriormente surgiram novos programas que foram elaborados para o computador que foi considerado bastante rápido. Somente em 1997 é que surge o novo Sistema Operacional da Apple chamado de Mac OS 8.


E foram incluídos os processadores chamados PowerPC G3 e isso ajudou a empresa a se tornar a única fornecedora novamente. Enquanto que em 2005 foi realizada a troca dos processadores PowerPC pelos da Intel.


Como resultado disso surgiram o MacBook Pro e também o iMac que tiveram seu lançamento em 2006. O processador aplicado a eles era o Intel Core Duo que garantia boa funcionalidade a máquina.


Um dos objetivos desses novos processadores era oferecer uma melhor compatibilidade com as plataformas e os programas. Enquanto que buscava-se economizar energia através desse componente moderno.


Desde então novos modelos foram sendo lançados no mercado e surgiram os modelos de notebooks chamados de MacBooks. E os mesmos continuam fazendo bastante sucesso entre o público.


Algumas inovações que o Macintosh trouxe ao mercado


Agora que conhecemos alguns detalhes sobre o computador Macintosh vamos saber quais mudanças ele trouxe. Dessa forma, ele popularizou a interface gráfica através do seu Sistema Operacional.


Enquanto que os ícones e o uso do mouse passaram a ser mais comuns após o aparecimento desse projeto. Além disso, trouxe os cliques duplos do mouse e a ação de clicar e arrastar objetos na tela.


Os nomes dos arquivos alcançaram posteriormente a faixa de 255 caracteres e na versão Mac OS X. Com o passar do tempo foram incluídos os leitores de CD e DVD que permitiram a leitura e a gravação.


Outro ponto importante é o surgimento do USB que acabou tornando esse formato um padrão mundial. E diversas tecnologias foram sendo incluídas nos produtos da empresa com o passar do tempo.


Sem dúvida o Macintosh foi uma revolução ao mercado computacional e por isso teve uma grande importância no setor. E a Apple continua sendo uma das empresas mais conceituadas do mundo.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

23 visualizações
bottom of page