top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

Livro Ilustrado Álbum Tazo Mania da Elma Chips

Atualizado: 21 de out. de 2020

O livro ilustrado Tazo Mania foi lançado pela Elma Chips no ano de 1997 e foi um grande sucesso. Pois, o desenho dos Looney Tunes estava em alta na época e a empresa resolveu criar essa promoção.


Assim, foram feitos diversos tazos e outros itens que fizeram a composição da coleção. Então vamos saber mais sobre esse álbum e entender o porquê ele fez tanto sucesso nos anos 90.



O Livro Ilustrado Tazo Mania


Sem dúvida, o álbum Tazo Mania fez muito sucesso em 1997 quando a Elma Chips decidiu lança-lo no mercado. Por certo a promoção feita pela empresa foi muito bem aceita e trouxe diversos itens no conjunto todo.


O álbum vinha na cor amarela e continha um desenho no centro, onde estava escrito Tazo Mania. Ele era uma espécie de fichário com folhas e plásticos onde os tazos podiam ser inseridos.


Além disso, haviam alguns jogos e brincadeiras dentro desse álbum e para guardar cada tazo era só inseri-lo no plástico. A primeira das coleções que poderia ser inserida no álbum era a dos Looney Tunes.



Ela consistia em pelo menos 80 tazos normais e mais 20 especiais que totalizavam 100 Tazos. As subdivisões desses tazos ficavam da seguinte maneira:

  • 40 Tazos Amarelos

  • 20 Tazos Azuis

  • 20 Tazos Verdes



Em resumo, os tazos amarelos eram bem engraçados e continham cenas dos personagens do desenho. Os azuis e os verdes eram mais focados apenas em um dos personagens de forma destacada.


Enquanto que os outros 20 tazos especiais contidos no livro ilustrado também apresentavam os personagens na frente e no verso. Certamente esse álbum e os tazos são muito bonitos e todo colecionador quer tê-los.



Outros itens da coleção livro ilustrado Tazo Mania


Além do álbum e dos Tazos, haviam também alguns outros itens que faziam parte dessa coleção. Veja abaixo uma lista com todos eles:

  • Master Tazos

  • Porta Tazos

  • Tape Tazos

  • Pega Tazos

Os Master Tazos eram feitos de plástico e serviam para ser arremessados no tazos para virá-los. Pois, os tazos eram batidos da mesma forma como eram batidas as figurinhas antigamente.


Então, foram criados os Porta Tazos para que os mesmos pudessem ser guardados, no caso para quem não tinha o álbum. Enquanto que para bater os tazos havia o Tape Tazo, que era feito de material estilo um tapete.


Os Pega Tazos eram uma espécie de mão de geleia que ao ser batida nos tazos grudava neles. Geralmente esses porta tazos, master tazos e tape tazos vinham em uma caixa com vários itens.



Outras coleções que podem ser inseridas no álbum Tazo Mania


De fato, os tazos da turma do Pernalonga (Looney Tunes) foram os primeiros a serem criados para esse álbum. Contudo, posteriormente foram feitas outras coleções que poderiam ser inseridas no fichário.


A coleção Animaniacs também foi lançada em 1997 e consista em cerca de 60 tazos. Porém a numeração deles se iniciava em 81 até o 140, seguindo a sequência dos Looney Tunes.



O diferencial é que esses tazos vinham com cortes ao redor dele, permitindo arremessa-los quando se juntavam dois deles. É uma bonita coleção e que tinha folhas roxas que eram inseridas no álbum. E possuíam as cores amarela, verde e azul no verso dos tazos.


Nesse mesmo ano de 1997 surgiu a terceira coleção de tazos, agora era a vez dos Tiny Toons. A coleção contava com 100 tazos que eram holográficos, ou seja, as imagens se movimentavam.


As numerações iniciavam em 141 e terminavam no número 240 e haviam subdivisões que eram:

  • Laranja

  • Roxo

  • Vermelho

  • Verde



Lembrando que todas as coleções possuíam seus próprios porta tazos, tape tazos e master tazos. Por fim, temos a quarta coleção que foi lançada em 1998, que era a dos tazos do máscara.


Eles também eram holográficos e possuíam dois tipos de tamanhos diferentes e eram 60 no total. Além disso haviam mais 10 tazos que compunham a coleção e eram especiais.

A subdivisão ficava da seguinte forma:

  • 50 Tazos holográficos normais

  • 10 Gigan Tazos (Ouro, Prata e Bronze)

  • 10 Tazos Diamante

Eram muito divertidos e também podiam ser inseridos no fichário do livro ilustrado Tazo Mania. Certamente a Elma Chips trouxe muitas alegrias aos fãs dos tazos que até hoje pedem a volta deles nos salgadinhos.

E você se lembra desse álbum e dos tazos? Então deixe um comentário abaixo.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

136 visualizações
bottom of page