top of page
  • Foto do escritorCláudio Veríssimo

Como investir tendo pouco dinheiro?

Atualizado: 23 de abr. de 2021

Muitas pessoas querem investir seu dinheiro para melhorar seu patrimônio futuro. Dessa forma, é importante ter um bom planejamento financeiro para que isso seja possível.


Assim, o ideal é que a pessoa saiba organizar muito bem o seu orçamento familiar. Nesse artigo estaremos falando sobre esse tema que é fundamental para garantir bons resultados.





É possível investir tendo pouco dinheiro no bolso?


Investir é um tipo de atividade que visa captar mais dinheiro para construir um patrimônio. E muita gente ainda acredita que apenas quem é rico pode aplicar no mercado financeiro.


Contudo, a realidade é que existem tipos de investimentos que são acessíveis para todos. Ao passo que você pode conseguir um bom rendimento se acreditar neles.


Ou seja, investir é um modo interessante de fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Nisso, se torna possível garantir uma boa aposentadoria e realizar diversos sonhos.


Vale ressaltar que isso não é feito da noite para o dia. Pois, exige dedicação e paciência, além de um bom estudo do mercado. Outro ponto importante é buscar categorias que sejam mais confiáveis.


Principalmente para os investidores iniciantes que estão ingressando no mercado. A renda fixa geralmente é a escolhida por ter menos riscos e garantir alguns ganhos futuros.



Enquanto que a renda variável já é mais complicada e podem haver prejuízos em dinheiro. Embora os ganhos possam ser ainda mais elevados. Sendo que a escolha das empresas e de seus ativos fazem toda a diferença.


Por certo, se você pretende investir comece organizando bem as suas finanças. E separe um valor que seja voltado apenas para essa tarefa em questão.


A construção de um patrimônio é lenta e feita aos poucos. Além disso, saiba que as escolhas precisam ser acertadas. Pensando nisso, estarei trazendo alguns tipos de investimentos para quem tem pouco dinheiro.


Nos próximos tópicos estão certas categorias do mercado financeiro que são interessantes. Lembrando que o objetivo é ensinar que é possível ganhar dinheiro, mas não há garantias.





Tipos de investimentos para quem tem pouco dinheiro


Em primeiro lugar vou destacar que a poupança é o tipo de investimento mais usado. Já que essa forma de investir ganhou a confiança dos brasileiros e é uma boa opção.


Só que para os investidores que querem maiores lucros, essa modalidade não serve. Devido ao fato de que a taxa de juros está baixa no momento. O que faz com que os ganhos sejam muito pequenos ou quase nulos.


Então, o ideal é buscar investimentos mais específicos e com chances de valorização. Assim, temos o CDB (Certificado de Depósito Bancário) onde a emissão dos papéis é feitas por bancos.


Com isso, o investidor fará um empréstimo do seu dinheiro. De tal modo que irão ressarcir esse valor com juros no futuro. Em certos casos, é possível conseguir investir a partir de R$ 100.


O Tesouro Direto é outra opção muito legal que resulta em bons lucros. Onde é possível ingressar na modalidade com apenas R$ 30,00. E o mais legal é que qualquer pessoa com CPF pode se um investidor.


Basta apenas criar uma conta em uma corretora de valores e pronto. Confira as 3 categorias de Tesouro Direto:

  • Selic: se baseia na taxa Selic;

  • Prefixado: os ganhos são conhecidos ao investir;

  • IPCA+: depende do índice IPCA e do quanto ele variar no mercado.

Já os Fundos de Investimentos permitem investir com pequenos valores. E podem resultar em lucros futuros. Sendo possível até mesmo aplicar seu dinheiro em imóveis.


Onde os aluguéis e dinheiro obtido com as vendas podem lhe trazer uma renda extra. Mas e as ações? Falaremos delas no tópico a seguir...



Posso investir em ações com pouco dinheiro?


Sim. Pois, não é estabelecido algum valor inicial para tal atividade. A compra dos ativos pode ser feita de forma direta através do Home Broker. E uma corretora de valores se torna necessária para que o investidor tenha acesso a bolsa.


Agora se você quiser também pode investir no Fundo de Ações. Que nada mais é do que fragmentos delas que são feitas em grupos. Assim, as escolhas serão mais acertadas e as chances de ganhos serão maiores.


Porém, todo o investimento possui riscos e com as ações não é diferente. De fato, o ideal é estudar o mercado e aplicar dinheiro com sabedoria. E nunca gaste valores que são fundamentais para sua renda.


Ou seja, só invista o que sobrar do seu orçamento. Pois, investir é uma atividade e não um jogo de sorte. Portanto, comece hoje mesmo e busque sua independência financeira.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator.

Autor de mais de 3 mil artigos escritos e publicados na internet (configurados para SEO).

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

Contato para Redator Freelancer: claudio_publicitario@yahoo.com.br

11 visualizações
bottom of page