• Cláudio Veríssimo

A história da Ferrari

Uma das marcas mais conceituadas no mundo todo é a Ferrari. Uma vez que seus carros são modernos e chegam recheados de configurações. Com isso, a empresa tem fabricado diversos modelos que tem feito muito sucesso.


Assim, é muito importante conhecermos a história dessa companhia e dos seus grandes feitos. Então é sobre esse tema que estarei falando neste artigo completo sobre o assunto.



Ferrari
Ferrari


Como surgiu a empresa Ferrari?


Tudo começou no ano de 1923, quando Enzo Ferrari venceu uma corrida. Nesse sentido, o evento foi realizado na cidade de Ravena. O que permitiu com que Enzo conhecesse uma Condessa chamada Palina.


Essa mulher era mãe do conde Francesco que atuava na aeronáutica. De fato, esse rapaz havia desenhada um Cavalo Esportivo. Desse modo, a Condessa disse para Enzo utilizar essa gravura em seu automóvel.


Contudo, Ferrari só pode fazer isso no ano de 1932, onde venceu a corrida. Já que o Cavalo era considerado algo que pudesse trazer sorte. A única mudança notável é que o fundo da imagem passou a ficar na cor amarela.


Ao passo que isso ajudou a representar a cidade de Modena que também fica na Itália. Por certo, um dos grandes destaques que podem ser notados nesses carros são suas cores.


No caso, temos um vermelho muito bonito e que representa o país nas corridas. Enquanto que eram realizadas divisões para cada uma das nações participantes, confira:

  • Itália: vermelha;

  • França: azul;

  • Alemanha: prata;

  • Holanda: laranja;

  • Bélgica: amarela;

  • Inglaterra: verde;

  • Norte-americanos: branca.

Já meados de 1940, a Ferrari surge com seu primeiro veículo. De tal modo que ele seria utilizado nas estradas a partir de 1947. Assim, surgiu a marca Ferrari que é tão conceituada atualmente.


No caso, esse modelo inicial tinha uma configuração de 1500 cavalos e era V12. E o nome do automóvel era Ferrari 125 Sport. De início a fábrica da empresa ficava em Modena.

Posteriormente, os trabalhos começaram a ser realizados na cidade de Maranello. Sendo que desde 1947, a fábrica e sua escuderia continuam nesse mesmo local.


Em termos de carros voltados para corrida, o primeiro modelo foi a Ferrari 125 S. Que contava com 12 cilindros e seria utilizado para os eventos voltados à velocidade.


Já em 1948, surgiu um novo modelo chamado 125 F1. Dessa maneira, esse veículo ingressou em diversas corridas. Nos próximos tópicos iremos falar mais sobre isso.



Ferrari
Ferrari



A Fórmula 1 e a década de 50 para a Ferrari


Em resumo, o Campeonato da Fórmula 1 foi criado em meados de 1950. Com isso, a Ferrari adentrou com sua própria escuderia para participar do torneio. Como resultado disso, em 1951 ela venceu a disputa pela primeira vez.


Entretanto, somente em 1955 é que a escuderia se sagrou campeã. Pois, o piloto Juan Manuel Fangio fez um excelente campeonato e trouxe o título. A partir daí, a Ferrari foi crescendo e sendo cada vez mais conhecida.


Em 1960, a empresa Ford demonstrou interesse em adquirir a companhia Italiana. Porém, esse processo não foi adiante e a Ford desistiu do negócio. Todavia, a empresa decidiu fabricar o Ford GT40 que participaria de várias corridas.


A empresa italiana passou por algumas dificuldades e a Fiat adquiriu 15% dela. Em seu aniversário de 40 anos, foi elaborada a Ferrari F40 (1987). Dessa forma, no ano de 1988 a Fiat passa a deter 90% da empresa.


Na fórmula 1, a escuderia conseguiu muitas vitórias e foi campeão diversas vezes. De tal maneira que um dos maiores destaques foi o piloto Michael Schumacher.


Em homenagem ao fundador da empresa Ferrari foi fabricado o modelo Enzo em 2002. Por certo, esse automóvel esportivo chegou ao mercado com configurações de um carro de corrida.



Lista com alguns modelos


Confira na lista abaixo alguns dos modelos que foram produzidos e que fizeram muito sucesso:



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator.

Autor de mais de 3 mil artigos escritos e publicados na internet (configurados para SEO).

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

Contato para Redator Freelancer: claudio_publicitario@yahoo.com.br

0 visualização